domingo, 3 de agosto de 2008

Você tem fome de quê?

Muitas vezes pensamos que esta ordem de Jesus: "Dai-lhes vós de comer" aplica-se somente à parte óbvia da alimentação. Sim, foi o que Ele quis dizer - dai pão a quem tem fome - mas será que é somente neste sentido que Ele nos pede para darmos de comer a quem tem fome?

Os Titãs, antigo grupo de rock brasileiro, tinha uma música cujo refrão nos perguntava: "Você tem fome de quê?" Num determinado trecho, a música dizia: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, a gente não quer só bebida, a gente quer saída para qualquer parte." Em linhas gerais, o que eles queriam dizer era que não basta a gente ter comida e bebida, nem matar a fome e a sede materiais dos nossos irmãos.

Jesus mesmo, em sua conversa com a samaritana, pede a ela que lhe dê de beber. Ele tem sede, é homem. Em seguida, oferece a ela a possibilidade de ter ao seu alcance uma Água que jamais se esgota. Que Água é essa? É a Água do Espírito Santo. Jesus nos pede para darmos de comer àqueles que clamam por justiça, por paz, por esperança, por amor. Ele nos pede para darmos de comer àqueles que precisam de um sistema educacional e de saúde mais bem cuidados, de mais acesso à cultura em geral... Tudo isso é alimento!

Ontem eu voltava para casa num táxi, e vinha conversando com o motorista. A conversa acabou enveredando para as minhas atividades, junto com minha família, na Igreja. A meu ver, o que nós fazemos é infimamente pequeno perto do oceando de necessidades a serem supridas. Óbvio. Mas é interessante perceber como esses pequenos testemunhos que damos acabam tocando as pessoas já tão desacreditadas do mundo atual. Chegam a nos dar os parabéns, é ou não é? Mas afinal de contas, não fazemos mais do que o nosso dever...

Se somos cristãos, viemos para servir, e não para sermos servidos. Então, por que causamos tanta comoção quando as pessoas nos descobrem? Talvez porque hoje em dia seja muito comum a gente ouvir aquele ditadinho infame: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Até quando?

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com

Nenhum comentário: