quinta-feira, 7 de agosto de 2008

7 de agosto - SÃO CAETANO DE TIENA - Fundador dos Teatinos - (1480-1547)

Meus irmãos e irmãs,

Hoje é dia de São Caetano (ou Gaetano) de Tiena. Segue abaixo um breve resumo da biografia deste santo italiano, que estudou direito em Pádua e, depois de ter sido ordenado sacerdote, fundou em Roma a Congregação de Clérigos Regulares, chamados Teatinos, com o fim de promover o apostolado, e propagou-a no território de Veneza e no reino de Nápoles. São Caetano distinguiu-se pela sua vida de oração e pela prática da caridade.

7 de agosto

Bouquet espiritual: "Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai." Jo 15, 15

Saint Gaétan de Thienne

SÃO CAETANO DE TIENA
Fundador dos Teatinos
(1480-1547)


São Caetano (ou Gaetano) nasceu em Vicenza, Itália, de uma família ilustre e foi consagrado à Virgem Maria desde o ventre de sua mãe e novamente logo após seu nascimento. Deram-lhe o nome de Caetano, para conservar um célebre nome familiar; e a ele ajuntaram o nome de Maria, para marcar sua consagração à Rainha do Céu.


Caetano de Santa Maria mostrou desde cedo um grande amor pelos pobres; este foi um dos mais belos aspectos de toda a sua vida. Seu coração de criança, terno e delicado, o fazia chorar sempre à vista das misérias com que se deparava; os pobres todos o conheciam e o chamavam de "amiguinho", e o tinham como um pai. O garoto lhes prestava inúmeros serviços, e quando ele recebia algum dinheiro de seus pais a título de recompensa, ele corria para distribuí-lo a seus queridos mendigos. A pequena soma de dinheiro era sempre gasta rapidamente; então, Caetano se esforçava tenazmente e acabava sempre por reconstituir seu pequeno tesouro. No fim de suas tarefas, ele pedia doações a seus pais para o amor (e a obra) de Deus.

Ao se tornar padre, ele construiu uma igreja nas suas propriedades para lá exercer o santo ministério. Como ele era muito simples e até mesmo negligente com suas vestimentas, seu pai se zangava freqüentemente e o acusava de desonrar seu nome ao se misturar com os mendigos. Geralmente Caetano respondia a esta censura com seu silêncio. Ele se ocupava zelosamente dos operários, o que o fazia perseguido por seus próximos; porém, depois, começou a receber a admiração de todos quando viram seu ministério dar grandes frutos de santificação.

Aonde quer que fosse, sua primeira visita era sempre aos pobres e doentes. Num dia de Natal, Nosso Senhor apareceu-lhe sob a forma de uma criancinha; ele O pegou nos braços e O acarinhou por um longo tempo, enquanto que seu coração se derretia de amor.

Em Roma, Caetano, desejando dar ao clero modelos a serem imitados, fundou, em parceria com alguns santos padres, a Congregação dos Teatinos. A confiança absoluta em Deus valia, para ele, mais do que todos os conselhos da prudência humana, e em lugar nenhum a Providência deixaria faltar o necessário.

O santo estava já idoso quando caiu doente em Nápoles; ele recusou um colchão e quis morrer sobre cinzas e cilício; ele recusou também um médico extraordinário, dizendo: "Eu sou um pobre religioso, que não vale a pena ser assistido". Maria veio, Ela mesma, buscar sua alma. Sua reputação é a de ter sido um serafim no altar e um apóstolo no púlpito.

Abade L. Jaud, Vida dos Santos para todos os dias do ano,Tours, Mame, 1950.



Tradução:

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com


Fonte:

http://www.magnificat.ca/cal/fran/08-07.htm

Nenhum comentário: