terça-feira, 26 de agosto de 2008

Oração de Santo Agostinho pelo repouso da alma de sua mãe, Santa Mônica


"Ó meu Deus, eu não cesso de chorar em Vossa presença por aquela que Vos serviu tão fielmente, por aquela que, após ter me portado em seu seio para me fazer nascer à luz passageira deste mundo, me carregou depois em seu coração, a fim de me fazer renascer à Vossa luz eterna.

Ó Deus do meu coração, Deus de misericórdia, qualquer assunto que eu tenha para me alegrar em Vós, e a vontade de Vos render graças por todo o bem que minha mãe fez durante sua vida, tudo isso eu quero pôr à parte, neste momento, assim como todas as suas boas obras, e eu venho Vos implorar o perdão para os seus pecados.

Atendei-me, eu Vos imploro, pelos méritos d'Aquele que foi pregado por nós a uma Cruz, e que, agora, sentado à Vossa direita, não cessa de interceder por nós.

Eu sei que a Vossa serva praticou obras de misericórdia, e que ela perdoou do fundo do seu coração àqueles que a ofenderam; perdoai-lhe, então, meu Deus, as faltas que ela possa ter cometido contra Vós durante todo o tempo que se passou do seu batismo até a sua morte. Perdoai-lhe, Senhor, eu Vo-lo suplico; que Vossa misericórdia a conduza sob a Vossa justiça, pois Vós sois fiel às Vossas promessas, e Vós prometestes a misericórdia àqueles que tiverem sido misericordiosos.

Eu creio que Vós já fizestes por minha mãe aquilo que eu Vos peço; todavia, Senhor, possam ser agradáveis aos Vossos olhos as orações que eu Vos ofereço. Ela mesma nos pediu para orarmos a Vós (por ela), e que nos lembremos dela no altar do Senhor.

Não Vos esqueçais, meu Deus, que aquela por quem eu oro a Vós, uniu fortemente sua alma, pelos laços de uma fé inquebrantável, a este admirável mistério da nossa Redenção. Que nada possa tirá-la da proteção de seu Deus! Que o inimigo não consiga, nem pela astúcia, nem pela força, separá-la de Vós; que sua alma repousena Paz eterna. Amém."

Nenhum comentário: