quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Uma dura subida pela escadaria, ou pegar "o Elevador"?

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face (Santa Teresinha)

Meu amado, minha amada:

Hoje vamos fazer uma visita a Santa Teresinha. Muita gente é devota desta querida santa, realmente sua imagem inspira uma doçura muito grande, são muitos os milagres de Deus concedidos por intercessão dela. Porém, muitos não conhecem os escritos desta Doutora da Igreja. Mas... Quem são os Doutores da Igreja? São certos homens e mulheres reverenciados pela Igreja pelo especial valor dos seus escritos, pregações e a santidade de suas vidas. Cada um deles deu uma contribuição especial e muito valiosa à fé, ao entendimento dos evangelhos, da doutrina e de Jesus. Incrível, não? Uma irmãzinha do interior da França, proclamada Doutora da Igreja, ao lado de Santo Agostinho, São Bernardo, São Tomás de Aquino, Santa Teresa d’Ávilla, Santo Afonso Maria Liguori e tantos outros... Falando sobre elevador???

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face depositou toda a sua confiança em Deus. Este é um caminho bem curto (para se alcançar a felicidade, a santidade, o Céu – N.T.). Ao invés de nós nos santificarmos, deixamos que Deus faça “o trabalho pesado”. Ele o fará se nós dermos o primeiro passo e se nós fizermos a nossa parte. Em seguida, esperemos tudo de Deus, convencidos de que, sozinhos, não podemos chegar a lugar algum. A partir do momento em que sabemos que é Deus quem realizará a obra, tudo se torna mais fácil. Não temos mais medo de desejar chegar às alturas, pois é Deus quem nos erguerá. Deus é o “elevador” do qual nos fala Santa Teresa:

“Meu desejo, escreve Teresa, sempre foi o de me tornar santa; mas ora! Eu sempre constatei, quando me comparava aos Santos, que existe entre eles e eu a mesma diferença que nós vemos, na natureza, entre uma montanha cujo pico se perde entre as nuvens e o grão de areia obscuro, pisado pelos pés dos transeuntes.

Ao invés de me desencorajar, eu disse a mim mesma: o bom Deus não saberia inspirar desejos irrealizáveis; pude, então, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade. Engrandecer-me, impossível! Eu devo me suportar assim como sou, com minhas inúmeras imperfeições; mas eu quero procurar o meio de ir para o Céu por uma pequena via bem certinha, bem curta, uma pequena via novinha. Estamos num sáculo de invenções; agora, não vale mais a pena subir os degraus de uma escada; nas casas dos ricos, um elevador a substitui espetacularmente. Eu queria também encontrar um elevador para me levar até Jesus, pois eu sou muito pequena para subir a enorme escada da perfeição.

Então, eu pedi às Sagradas Escrituras a indicação deste 'elevador', objeto do meu desejo; e eu li estas palavras saídas da boca da eterna Sabedoria: 'Quem for simples apresente-se!' (Pr 9, 4a). Então, aproximei-me de Deus, adivinhando que eu havia descoberto o que procurava. Querendo saber o que Ele faria ao 'simples', eu continuei com minhas pesquisas, e eis o que eu encontrei: 'Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço.' (Is 66, 13 e 12).

Ah! Nunca antes palavras mais ternas, mais melodiosas haviam alegrado minha alma. O elevador que deve me levar até Vós são Vossos braços, ó Jesus! Para isso, eu não preciso engrandecer-me, é preciso, ao contrário, que eu permaneça pequena, que eu o seja cada vez mais. Ó meu Deus! Vós ultrapassastes minhas expectativas, e eu, eu quero cantar as Vossas misericórdias!" (História de uma Alma, 1937, cap. IX, p. 153-154).


Fontes:


http://www.magnificat.ca/fran/theresedonduciel.htm

http://www.bibliacatolica.com.br

Nenhum comentário: