domingo, 6 de dezembro de 2009

2º Domingo do Advento 2009 - Deus bate à nossa porta

Ao inserir a figura de João Batista na sua realidade histórica, fazendo alusão aos diversos mandatários de seu tempo, São Lucas quer não apenas situar a narrativa no tempo e no espaço, mas fazer dela uma valiosa moldura que traz em si uma obra de arte de valor incalculável. O autor do terceiro Evangelho, que, já no início do Livro dos Atos dos Apóstolos faz questão de dizer que tudo o que foi escrito fora fruto de paciente e séria pesquisa de testemunhas oculares que viram e conviveram com os Apóstolos, nos mostra agora que seus relatos não são fruto de irresponsável imaginação, mas fatos que se deram num tempo e espaço precisos. O grande mistério da nossa fé, a encarnação do Verbo Eterno do Pai, é uma realidade que irrompe na história humana: Deus em pessoa vem habitar conosco e se faz um de nós. A História da Salvação, "Kairós", se manifesta na história humana, o "Chronos".

Aquele que foi predito pelos profetas finalmente vem ao nosso encontro. Esta Boa-Nova não bate à porta dos palácios da terra, nem chega aos ouvidos dos grandes dignatários. Ela ressoa no deserto, no coração de um personagem solitário e austero que convida todos a olharmos para outra direção, a mudarmos a rota de viagem. O Senhor vem ao nosso encontro, diz o Batista, convém abandonar o vazio de uma vida sem significado. Para todos surge a possibilidade de sermos aquilo para o qual fomos criados.

Os estudiosos observam que as referências de nomes e lugares de Lucas se apóiam sobre dados exatos e verificáveis e coincidem com testemunhos históricos antigos. Entretanto, não é Deus que deve dar contas a nós da Sua presença em nossa história; somos nós que devemos prestar contas a Ele do que temos feito com a nossa vida e com o mundo que Ele nos deu. Importa iluminar nossa história pessoal e toda a história humana com a grande novidade de Sua vinda entre nós.

A chegada de Cristo na vida de uma pessoa se percebe na medida em que alguém refaz a rota anterior e assume um novo modo de viver. É quando a vida de Jesus se torna a minha vida, quando assumo de verdade a Sua Boa-Nova em minha história pessoal; quando, finalmente, sou uma nova criatura. O Advento é para nós um forte convite. Em nossas listas natalinas deveríamos começar com o principal: qual presente devo dar ao Aniversariante? Certamente, cada um de nós sabe muito bem o que o Senhor espera de nós.


Fontes:

Folheto "A Missa", 06/12/09.

Nenhum comentário: