sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NATIVIDADE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira.Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas. Alegrem-se os céus e exulte a terra, retumbe o oceano e o que ele contém,regozijem-se os campos e tudo o que existe neles. Jubilem todas as árvores das florestas com a presença do Senhor, que vem, pois ele vem para governar a terra: julgará o mundo com justiça, e os povos segundo a sua verdade." (Salmos 95, 1-3.11-13)

Local do nascimento de Cristo, Belém.


Hoje, as maravilhas tornam-se abundantes, as riquezas se multiplicam, pois o tesouro está aberto: aquela que dá à luz é mãe e virgem, aquele que nasce é Deus e Homem... É necessário esconder este tesouro num campo (Mt 13, 44): que o casamento da mãe esconda aos olhos do mundo sua concepção virginal, que o choro do recém-nascido subtraia aos olhares dos homens este nascimento indolor. Esconda, ó Maria, sim, esconda o esplendor deste sol nascente! (Lc 1, 78) Esconda seu Filho numa manjedoura; envolva-O em fraldas, pois estas fraldas são toda a nossa riqueza. As fraldas do Salvador são mais preciosas que a púrpura; sua manjedoura é mais gloriosa que os tronos dourados dos reis; a pobreza do Cristo ultrapassa em valor toda fortuna e todo tesouro.

Há, com efeito, riqueza mais preciosa que esta humildade que nos permite ganhar o Reino dos Céus e adquirir a graça divina? Está escrito: "Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!"(Mt 5,3) e o apóstolo afirma: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34)" (Tg 4, 6). Vejam como nos é recomendada a humildade no nascimento deste Salvador. Vindo ao mundo, Ele aniquilou-Se a Si mesmo; tomou a forma de servidor, e sua aparência é a de um homem (cf. Fl 2,7).

Quereis, porém, ver riquezas ainda mais preciosas e uma glória ainda maior? Não há maior amor do que dar a sua vida por seus amigos" (Jo 15, 13). As riquezas da nossa salvação e da Sua glória são: o Sangue precioso que nos redime e a Cruz do Senhor.

(São Bernardo, 1091-1153, 4º sermão para a noite de Natal, §6)

Tradução e Adaptação:

Gisèle Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com


Fonte:

http://www.riodedeus.com/colunadagisele.html

Nenhum comentário: