sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PAZ: O QUE É? COMO SE ENCONTRA?

Se recorrermos a algum dicionário de língua portuguesa e procurarmos o significado da palavra PAZ, encontraremos algo mais ou menos assim:

PAZ, s.f. Concórdia; sossego; cessação das hostilidades; descanso. (...)

Cada uma dessas palavras desvenda um pouco do significado do que é sentir-se em paz ou estar em paz. Na verdade, cada uma delas indica algum ingrediente necessário na busca da paz interior ou da paz com alguém.

A palavra CONCÓRDIA significa originalmente “corações que andam juntos”. Duas pessoas que vivem em concórdia são capazes de ouvir uma à outra e partilhar respeitosamente seus sentimentos, idéias, sonhos... Onde há verdadeira concórdia, aí há paz, e isso significa que devemos aprender a “emparelhar” o nosso coração a outros corações. Saber ouvir e “sentir-se no lugar do outro” ajuda-nos a acolher a outra pessoa em nossa vida a partir do que ela é, e não a partir do que gostaríamos que fosse. Desse modo somos capazes de dar alguns passos ao lado do outro no longo caminho de sua existência, e não simplesmente julgá-lo a partir do nosso próprio percurso; abrimos mão de estar “na defensiva”. Talvez esse seja o primeiro passo para uma convivência pacífica e respeitosa...

Mas, acima de tudo, é preciso ter concórdia com Deus. Sim! Aprender a elevar o próprio coração ao coração de Deus, amar o que Ele ama, sonhar o que Ele sonha, render-se à certeza de que Ele cuida de nós e “emparelhou” o seu coração ao nosso, é a mais profunda fonte de paz. O próprio Senhor nos garante:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. (Jr 29, 11)

A confiança no misericordioso amor de Pai que Deus nutre por nós nos assegura que, mesmo quando não somos capazes de compreender muito bem o caminho pelo qual avançamos, Ele pode nos conduzir à alegria verdadeira. Cabe a Deus guiar-nos pelo caminho da realização de nosso desejo mais profundo, mas c

Por fim, a Bíblia nos diz que “Ele (Jesus) é a nossa paz” (Ef, 2, 14). Jesus é a maior autoridade quando o assunto é “derrubar muros de inimizade”. Certamente ninguém como Ele foi tão capaz de emparelhar seu coração com o dos outros, a ponto de ser conhecido como “o homem que perdoava pecados” (Lc 7, 49; Mc 2, 7ss). Jesus nos ensina que, se desejamos experimentar paz e criar um clima de paz ao nosso redor, precisamos aprender a perdoar. Ele próprio nos ensinou o quanto é necessário emparelhar o nosso coração ao de Deus quando se trata de perdão (Mt 6, 12ss). O Deus da paz, que nos perdoou e acolheu em Cristo Crucificado; que em seu Filho na cruz nos ensinou o segredo da absoluta entrega e confiança, agora deseja ser o nosso instrutor no caminho da paz entre nós. Quando aprendemos a ter concórdia com o coração dEle, Ele nos leva irremediavelmente ao coração daqueles que estão ao nosso redor. Então se cumpre plenamente a obra de Jesus: cessam as hostilidades, os corações se unem em acolhimento e perdão, e nossa alma encontra sossego e descanso no mais íntimo.

Oremos ao Senhor, pedindo o dom da paz para esse dia:

Pai amoroso, eu te agradeço porque em meio a todas as provações desse dia posso ter paz em Jesus. Minha paz não é a solução desse ou daquele problema; minha paz não são os aplausos que outros podem me dar; minha paz não são as circunstâncias que me são favoráveis. JESUS é a minha paz. Obrigado, Senhor, porque Jesus me ensina a emparelhar o meu coração com o Teu. Quero viver em concórdia contigo hoje, meu Pai. Quero confiar nos teus planos de amor para mim e, acima de tudo, quero aprender contigo a perdoar e tolerar. Ajuda-me a ouvir; ajuda-me a “sair da defensiva” e acolher aqueles que o Senhor vai colocar hoje no meu caminho. Nesse dia, Senhor, quero andar em concórdia contigo, certo de que me tornarás um instrumento apropriado do teu amor na vida de muitos irmãos. Amém.

Pe. Antonio José


Fonte:

http://www.riodedeus.com/bastaumapalavra.html

Nenhum comentário: