segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

4º Domingo do Advento 2009 - Maria, imagem do Advento

Eis Maria que se põe em marcha rumo à sua prima Isabel. Tão logo recebe o anúncio do Anjo, já se encontra a caminho. No seu coração, um mistério: escondido no seio fecundo da Virgem, o segredo de uma vida, o fruto do seu ventre é a Vida Divina que, descendo de Sua grandeza, vem ao encontro da pobre humanidade. Maria se põe a caminho, melhor seria dizer, em procissão. É a nova Arca da Aliança, em cuja presença o céu se une à terra e o Homem com Deus se encontra.

Como nas antigas imagens da Virgem do Ó, poderíamos imaginar Maria com as mãos cruzadas em forma de cruz sobre o ventre, adorando Aquele que é a fonte da vida, como a liturgia canta no venerável hino Alma Redemptoris Mater (Santa Mãe do Redentor): "Vós gerastes, ó maravilha!, Aquele que vos criou." No entanto, Maria hoje põe-se a caminho, seu coração é todo de Deus e, por isso mesmo, sabendo que o caminho rumo a Deus passa pelo próximo, vai em direção à prima que dela necessita.
O encontro entre Maria e Isabel, entre Jesus e João é, para nós, a figura do Natal que daqui a pouco vamos celebrar. A visita de Jesus presente no seio de Maria faz João dançar no ventre de Isabel que, repleta do Espírito Santo, prorrompe em louvor: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o Fruto do teu ventre!"

Ao longo do Advento, temos sido convidados a preparar o caminho do Senhor que vem, a celebrar o Natal do Senhor não como pagãos, mas como verdadeiros seguidores de Jesus. Precisamos tomar posse de novo do Natal, tão paganizado por uma visão consumista e secularizada, onde o que importa é o valor da compra e o saldo da conta bancária. Nesta sociedade pós-cristã, o Homem de hoje necessita, mesmo que não saiba, redescobrir Jesus e o sentido verdadeiro do Seu Natal: Deus vem ao nosso encontro, dando-nos a certeza de que não estamos sozinhos e que nosso viver ainda tem sentido. A imagem de Maria que não se acomoda, mas que vai ao encontro de sua prima, comunincando-lhe a novidade de Jesus, deve ser para nós o grande ícone neste tempo de MISSÃO CONTINENTAL.

Assim como a VISITA DE MARIA comunicou alegria e encheu o coração de sua prima e do menino da graça de Deus, façamos deste Natal a oportunidade de nos comprometermos, ao longo de nossa vida, a comunicar a Boa-Nova da Salvação. Alegrai-vos. Ele está bem perto. A todos um feliz e santo Natal!


Fontes:

Folheto "A Missa", 20/12/09.

Nenhum comentário: