quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Virgem do Caminho

O Céu carinhosamente prepara a vinda do Filho de Deus!

Ouvindo atentamente o relato do Evangelho (Lc 1, 26-38), duas expressões da saudação do Anjo Chama-nos a atenção: Gabriel chama Maria de "cheia de graça" e lhe diz "o Senhor é contigo".

O termo grego, kecharistomene, demonstra-nos bem o significado dessa palavra que, literalmente, significa "aquela que foi agraciada", que foi perpassada pela graça. Da palavra graça, charis em grego, deriva o termo charme, ou seja, a beleza exterior e, principalmente, a beleza interior, o estado da alma que está repleta do amor, da amizade com Deus. Ou seja, tudo aquilo que se havia rompido com o pecado original, cujo relato no Livro do Gênesis acabamos de ler na primeira leitura. Isto significa que Maria é a criatura humana que Deus redimiu de modo pleno, radical e perfeito. Sua Imaculada Conceição (concepção) é obra do Redentor, que nela oferece a todos os homens a imagem e o modelo ao qual somos chamados a ser.

Gabriel também lhe diz: "O Senhor é contigo." Esta expressão, tão recorrente no Antigo Testamento, e usada para o Povo de Israel que, no entanto, muitas vezes foi infiel ao seu Senhor, alcança significado pleno em Maria. É como se o Anjo dissesse: Tu, Maria, és sempre com o Senhor. Tu és unida a Ele tanto quanto é possível a uma criatura. Não se trata de um momento particular, mas de uma união sempre mais profunda que se manifesta de modo único e total na maternidade divina. Nunca nenhuma criatura esteve ou estará unida a Deus como aquela que gerou em seu seio o Autor da vida, Aquele que, sendo seu Filho, a quis chamar por Mãe. Em Maria, Deus realmente demonstrou o poder de Seu braço, exaltando a mais humilde criatura.

Estátua da Virgem Maria na Catedral de Nevers, França.

É por isso que, ao ouvir as palavras do Anjo, "Maria fica perturbada". Não se trata do medo de Adão que, ouvindo os passos de Deus se esconde, consciente do seu pecado. A Virgem, ao contrário, é tomada do santo temor diante da onipotência de Deus. Frente à misteriosa realidade divina, Maria sente todo o seu ser invadido pelo mistério, reconhecendo a desproporção entre a própria pequenez e a grandeza infinita de Deus.

Em um memorável sermão da festa de hoje, São Bernardo fala deste momento em que toda a Criação espera ansiosamente a resposta de Maria. O universo inteiro parece que se cala, reverente e perplexo diante daquela cena em que se trava o momento decisivo para a Criação, que espera como que em dores de parto a vinda do Redentor. O sim de Maria será o eco perfeito e fiel ao "Eis que venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade". Já se pode ouvir o sim incondicional do Senhor que, no Jardim das Oliveiras, servirá como antídoto contra a serpente que, no Jardim do Éden, levou o Homem à desobediência: "Sim, Pai, que a Tua vontade seja feita." No encontro entre essas duas obediências, a de Maria e a de Jesus, realiza-se o plano da Salvação.


Fontes:

Folheto "A Missa", 08/12/09 - Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.


Nenhum comentário: