sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

"Eu vos anuncio uma grande alegria!", por Dom Orani João Tempesta

"Caríssimos diocesanos,

É Natal! As celebrações e os sinais que vemos ao nosso redor tornam presente o grande acontecimento que neste tempo comemoramos: o Pai enviou o Filho, que veio habitar entre nós!

Ele fez-se um de nós para convidar-nos a andar pelo caminho da verdadeira vida. Nasceu despojado, pobre, escondido num pequeno povoado do Oriente, demonstrando-nos que ninguém precisa temer Aquele que veio salvar a humanidade do pecado e da morte.

Assim como anunciaram os anjos em Belém, e como também Isaías tinha profetizado: 'Eis que o Senhor fez-Se ouvir até as extremidades da terra: eis que está chegando o teu Salvador', nós também hoje ouvimos e, ecoando, anunciamos a todos: nasceu para nós Jesus - 'o povo que andava nas trevas viu uma grande luz' -, foi-nos dado um Menino, um Filho, e grande será o Seu reino e a paz reinará!

Após o tempo do Advento com a preparação à vigilância para o Senhor que virá, vem e veio, eis que agora vivemos o Natal! Que o ar que reina ao nosso redor e as alegrias dos festejos se tornem encontro com a vida nova e a disposição de gritar do alto do monte anunciando a grande notícia - Cristo nasceu, e por isso mesmo um mundo de paz e fraternidade se torna possível.

Todos nós somos chamados a encontrar n'Ele a vida e, como comunidade, anunciar a todos a coragem, alegria e ânimo novo de ser cristãos que olham e assumem a sua responsabilidade de, como fermento na massa, fazer resplandecer pelo testemunhom essa luz junto aos irmãos e irmãs.

Deixando a todos um abraço fraterno, desejo-lhes um Feliz Natal com Cristo, hoje e sempre!"

D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano (Rio de Janeiro - RJ)


Fonte:

Folheto "A Missa", Noite de Natal - 24/12/09

Nenhum comentário: