domingo, 14 de fevereiro de 2010

O segredo de ser feliz


Nosso domingo é marcado com um dos textos mais impressionantes da fé cristã: as bem-aventuranças que São Lucas, ao contrário de São Mateus que o chama de Sermão da Montanha, denomina de Sermão da Planície.
Enquanto Mateus escreve para judeus convertidos – mostrando Jesus como um novo Moisés a anunciar da montanha, como um mestre de Israel, a Constituição do novo povo de Deus –, Lucas, o cantor da misericórdia, escreve para os pagãos convertidos, põe-se no lugar dos ouvintes vendo Jesus como um Deus bondoso, que se coloca ao lado dos pecadores.
Muito já se falou das bem-aventuranças. Mahatma Gandhi ficou maravilhado com Jesus ao ouvir esta que é uma das páginas mais belas do Evangelho. Hoje, no entanto, gostaríamos de meditar sobre o contraponto das bem-aventuranças. Quando o Senhor diz: “Ai de vós...” Mais do que uma maldição, esta palavra exprime a compaixão de Jesus: Ai de vós, que vos apegais aos bens que passam, em detrimento dos que não passam, que se preocupam mais com os interesses passageiros, que invertem a escala de valores, esquecendo-se de tudo e de todos, entrando no caminho do egoísmo, escravizados à própria riqueza, colecionando aduladores e interesseiros ou subservientes, sem a certeza de terem amigos e companheiros. Coitados de vós, diria Jesus, que enveredais pelo egoísmo, que vos fechais à fraternidade e à solidariedade, e que buscando o próprio interesse, já não conheceis mais a alegria de servir, doar-se, e da gratuidade do amor desinteressado.
O Evangelho de hoje é um convite a revermos nossas escalas de valores, não permitindo que a riqueza, o orgulho, a vaidade, a avareza, a inveja, o desânimo se instalem em nosso coração, tornando-nos escravos de um dono que não nos conduz à felicidade.
Que a oração da Missa de hoje nos sirva de inspiração para a nossa vida: “Ó Deus, que prometestes habitar nossos corações sinceros e retos, dai-nos, por Vossa graça, viver de tal modo que possais habitar em nós.”


Fonte:
Folheto “A Missa”14/02/10, 6º Domingo do Tempo Comum.

Nenhum comentário: