segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

“O Reino de Deus está aqui.”


O primeiro Domingo da Quaresma começa com um chamado à conversão. Isso significa que devemos nos esvaziar das falsas riquezas e valores, que podemos “crescer” de acordo com os verdadeiros valores cristãos. A conversão não é apenas desembaraçar-se dos pecados, dos vícios e de todas as formas de egoísmo; converter-se é ficar cheio de esperança e de amor por Deus, com senso de justiça, compaixão e generosidade.
Jesus foi tentado de fato. Suas tentações se resumiam à insidiosa tentativa de fazê-Lo infiel à missão que o Pai Lhe confiara.
O povo de Israel não suportava as tentações e as provações no deserto. Esquecendo-se rapidamente do Deus pascal, o Deus libertador da escravidão, sucumbiu à idolatria. Jesus, ao contrário, vence as tentações. E não Se serve de Suas prerrogativas especiais, mas se submete à vontade do Pai: desempenha Sua missão na pobreza, na humildade, no sofrimento, nas recusas e contestações de muitos.
Também nós somos submetidos às tentações de infidelidade à missão que nos foi confiada como seres humanos e como batizados. Estamos ameaçados de nos acomodarmos aos princípios deste mundo, a seus valores materiais, à segurança que nos proporciona o dinheiro, à satisfação que nos dá o poder, descuidando dos valores do Reino que são a verdade, a justiça, o amor e a paz.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.
http://ultimeavis.over-blog.com/categorie-10921550.html

Nenhum comentário: