quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eucaristia



A palavra Eucaristia vem do grego e significa “ação de graças”: louvor, ação de graças oferecida a Deus. Os cristãos, particularmente, designam através desta palavra a ação de graças feita por Jesus no momento da Santa Ceia, última refeição do Senhor com Seus discípulos. Os cristãos se reúnem para celebrar Jesus morto e ressuscitado, para associar à Sua vida nova todos aqueles que Dele comungam na fé.
A Eucaristia é o terceiro Sacramento de iniciação cristã, e o único realizado pelo próprio Jesus, que a instituiu durante a Ceia. Este gesto é especialmente comemorado na celebração da Quinta-feira Santa, quando Cristo Se oferece a Seu Pai.
A Eucaristia reestrutura a vida cristã, é uma referência, é o “respirar” na vida espiritual. É uma atualização da Páscoa e não a sua repetição, nem meramente uma simples lembrança. A Eucaristia, ou a Missa, é uma recordação (o reviver) da Última Ceia, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
A Eucaristia é “fonte e ápice de toda vida cristã” (LG 11). “Os outros Sacramentos, bem como todos os ministérios eclesiais e as tarefas apostólicas, estão todos ligados à Eucaristia e a ela estão submetidos. Pois a santa Eucaristia contém todo o tesouro espiritual da Igreja, quer dizer, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (PO 5).
 “A Eucaristia simboliza e concretiza a comunhão de vida com Deus e a unidade do Seu povo, pelas quais a Igreja pode ser ela mesma. Na Eucaristia está o ápice da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, e do culto que no Divino Espírito Santo, os homens rendem a Cristo e, através Dele, ao Pai” (CdR, instr.) “Eucharisticum mysterium”
Enfim, pela celebração eucarística nós já nos unimos à liturgia celestial e nos antecipamos à vida eterna, quando Deus será tudo em todos (cf. I Co 15, 28). Assim, a Eucaristia é o resumo e a súmula da nossa fé: “Nossa maneira de pensar está em conformidade com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar” (Santo Irineu, hær. 4, 18, 5).

Tradução e Adaptação :
Litanie Marie Sorel

Fontes :
Catéchisme de l’Eglise catholique – Site du Vatican
http://lorguesparoisse.wordpress.com/2009/11/08/eucharistie/
         http://haute-ajoie.isuisse.com/eucharistie.jpg

Nenhum comentário: