sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Nova Oportunidade

Tudo o que é novo causa certa esperança e alegria. Muito mais quando trocamos o calendário e comemoramos o início de um novo ano civil. Eis que chegamos a 2010! Depois de tanta ansiedade pela chegada do ano 2000, ele já vai ficando para trás, e para muitas crianças de hoje, cidadãos do Século XXI, nós somos do século passado.


O tempo passa: tanto o kairós como o cronológico. Necessitamos de um olhar para o futuro que a cada dia se nos apresenta. O passado já ficou como história, e será contado de acordo com o ponto de vista que as pessoas irão colocar ou para comprovar as teses concebidas conforme suas ideologias.


Passamos a construir o futuro através do presente, através do hoje. Aliás, isso ocorre a cada segundo, minuto, mês, mas de maneira especial ao iniciar um novo ano.


A troca de um dígito no ano ou dos nossos calendários não significa, porém, que o mundo será melhor apenas porque desejamos a todos um "Feliz Ano Novo". O que faz a diferença é colocarmos em prática a Palavra de Deus, o seguimento de Jesus Cristo no tempo que o Senhor nos dá para viver.


Iniciamos o novo ano com a Solenidade de Maria, a Santa Mãe de Deus, e com o Dia Mundial da Paz. Gostaria que cada membro da nossa Arquidiocese se sentisse abraçado pelo seu Arcebispo neste início de ano civil. Peço também a todos para que, unidos, possamos construir dias melhores a cada dia deste novo ano.


As esperanças se renovam, as alegrias comovem os corações, a abertura para o bem ocorre neste tempo. Prolonguemos essa disposição e façamos, como cristãos, a diferença de construir, juntos, a paz - "não se pode amar com armas ofensivas em punho" (Papa Paulo VI - 1965).


A você e a todos os seus, desejo que "o Senhor abençoe e guarde, faça brilhar sobre você a Sua face e lhe dê a paz". Desta maneira poderemos, comprometidos, desejar-nos um "Feliz Ano Novo".


Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro


Fontes:

Folheto "A Missa", Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, 1º/01/2010.

http://www.sbait.org.br/img/mapa_brasil.jpg

Nenhum comentário: