sábado, 9 de janeiro de 2010

“Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi.”

João Batista batiza Jesus. Não era necessário, mas Jesus se submete ao ritual para identificar-Se com o povo. Pelo Batismo, Jesus compartilha de nossa condição humana. Porém, Ele sempre permanece plenamente o Filho de Deus, capaz de realizar um Batismo maior (Batismo do Espírito Santo) do que o de João, e pregar a Boa Nova do Reino, que vai além de qualquer mensagem religiosa anunciada antes d’Ele, inclusive de João.

Alguns elementos sobressaem na narrativa do Evangelho de hoje: a água, o Espírito de Deus e a voz que diz: “Filho muito amado”.

A voz que desce do Céu proclamando Jesus como Filho muito amado mostra a experiência e Jesus teve, a de ser abraçado pelo amor do Pai, e neste abraço o Pai derrama sobre o Filho o Seu Espírito, Espírito de Deus.

O Batismo é um símbolo da identidade de Jesus através de Sua missão, assim como nosso próprio Batismo é, também, o símbolo de nossa identidade cristã.

A Liturgia de hoje deve nos recordar o nosso Batismo, o dia em que fomos batizados. E esse sacramento nos coloca diante da grandeza da nossa vocação cristã, introduzindo-nos no mistério da Santíssima Trindade: o Deus Pai, o Deus Filho e Deus Espírito Santo.

O Batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano, à semelhança de Deus. O Espírito que em nós foi derramado no dia do nosso Batizado nos arde e nos aquece, nos torna capazes de assumir todas as esperanças humanas.


Fontes:

Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria

http://www.ddec59c.org/parole%20de%20vie/parole_clip_image002_0014.gif

Nenhum comentário: