domingo, 17 de janeiro de 2010

NO BATISMO DE JESUS, O NOSSO BATISMO

Após as solenidades natalinas que se concluíram com a Epifania, a festa dos Reis Magos, celebramos hoje o Batismo do Senhor. Neste tempo marcado pelas férias escolares em que muitas pessoas aproveitam para descansar de seus afazeres anuais, reunimo-nos em comunidade para tomar consciência da necessidade do testemunho de nossa fé cristã, da qual nunca nos é lícito tirar férias.

A cada dia, o cristão é chamado a dar as razões de sua fé e a demonstrar, através dos atos, a fé que professa no coração. É interessante notar que no relato da Paixão do Senhor, por exemplo, antes de ter negado Jesus por três vezes, Pedro foi reconhecido como discípulo do Nazareno: "É claro que tu também és um deles, pois o teu modo de falar te denuncia" (Mt 26, 73), dizia a serva do sumo sacerdote. E mesmo negando, se comove até as lágrimas, quando, ao ser levado para a Cruz, o Senhor o olha nos olhos. A vida toda, Pedro vai testemunhar, com os atos, a fé que um dia ousara negar.

A liturgia de hoje quer nos recordar que a prova de que somos batizados jamais poderia se limitar a uma certidão, amarelada pelo tempo, guardada no fundo de uma gaveta, ou dentro de uma pasta de documentos.

Ao celebrarmos o Batismo do Senhor, poderemos reconhecer que, em nossas vidas, não faltam momentos em que até negamos a fé batismal. Quantas vezes somos chamados a olhar nos olhos do Senhor e a chorar nossas faltas, que contradizem o Batismo que recebemos. Nessas horas, devemos fazer das lágrimas que o pecado sempre nos traz, uma renovação das águas batismais e recomeçar como Pedro, respondendo "sim" não apenas com palavras, mas com a vida, àquela pergunta que, um dia, nossos pais responderam em nosso nome: "Quereis ser batizados?"

Que o bom Deus nos ajude a fazer de cada dia uma celebração batismal.


Fonte:

Folheto “A Missa” – 10 de janeiro de 2010 – Ano C – 1º Domingo do Tempo Comum.

Nenhum comentário: