sábado, 2 de janeiro de 2010

"Epifania: Deus Se manifesta."

A Igreja celebra hoje a "Epifania do Senhor"; com isso, revive o mistério da primeira manifestação de Jesus a todos os povos, representados pelos reis magos. Epifania significa "manifestação", "revelação" o querer salvar a todos. Deus convoca todos os povos a tornar o mundo mais humano e fraterno. Enquanto Jerusalém (por meio de Herodes) não se dá conta do aparecimento de Deus, os de longe vão adorá-Lo com fé (...).

O Menino Jesus nasce. Os magos, guiados por uma estrela, prestam-Lhe homenagem e presenteiam-No com ouro, incenso e mirra.

Esta narrativa de Mateus torna-se um paradigma, repetido no transcorrer da narrativa dos Evangelhos, às duas atitudes ou posturas adotadas diante do Jesus que prega o Reino: Jesus é desprezado pelo Seu povo, pelas autoridades religiosas judaicas, principalmente no grupo dos fariseus e escribas e, por outro lado (aqui no nosso texto, representado pelos reis magos do Oriente) é aceito, homenageado. Os reis, guiados pela estrela, encontram a Criança com Maria, prestam-Lhe homenagem e Lhe dão presentes.

São pagãos que O adoram. Enquanto Herodes e Jerusalém se perturbam diante da notícia do nascimento da Criança (Jesus) e planejam a Sua morte, os pagãos experimentam grande alegria, e O reconhecem como o Rei dos judeus.

Neste dia de hoje, devemos render graças a Deus Pai pela manifestação de Seu Filho, Jesus, que trouxe a salvação para todos os povos. O que os magos adoraram lá, em Belém, não era uma simples manifestação de Deus, como se fosse uma continuação das manifestações de Deus no Antigo Testamento. Essa manifestação de hoje é o próprio Deus encarnado Se mostrando, Se revelando "ao vivo". A narrativa nos convida a crer em Jesus e a adorá-Lo, pois desta atitude brota o verdadeiro povo de Deus. Na unidade da fé, todos se sentirão filhos de Deus, igualmente redimidos e irmãos. Então, uma multidão de raças, povos e línguas saudará Deus, o Rei de todas as nações.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria

Nenhum comentário: