segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"A fé que liberta do medo"

Imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo. E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar.

À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: ‘Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis!’

E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis.” ( Mc 6, 45-52)

***

Pela segunda vez, Jesus Se retira para o monte a fim de orar (Mc 3, 13). A barca e o cansaço por causa do vento contrário simbolizam a comunidade de discípulos que crê e ama Jesus, mas que não consegue entender Sua mensagem. Por isso, não reconhecem Jesus quando Se aproxima, pois só vêem Jesus homem e não Jesus Deus. Na tradição judaica, só Deus tinha o poder de dominar o mar (Sl 71, 8). As palavras de Jesus: "Sou Eu" identificam-No com o Deus libertador do Êxodo (Ex 3, 14).

***

À medida que a humanidade se afasta de Deus, crescem o medo, a angústia e a solidão. Perde-se o sentido da vida. Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de outras manifestações de Jesus, a fé dos discípulos no Mestre ainda é fraca. Essa é a razão pela qual, quando Jesus caminha pelo lago, eles têm medo e, ao invés de reconhecê-Lo, vêem-No como um fantasma.

Uma fé fraca leva-nos à mesma atitude. Temos medo da vida, com seus inúmeros dramas, porque não sabemos como descobrir Jesus, que está presente em todos os acontecimentos humanos.

As tempestades que assolam a nossa vida, que atingem nosso coração, são conseqüências da falta do sentido da vida; numa dimensão religiosa, diríamos: falta de Deus. Crer num Deus que nos salva por amor possibilita ir além das dificuldades e enxergar nelas toda uma graça que se nos apresenta para nosso crescimento e nossa liberdade.

Fontes:
Novo Testamento, Edição de Estudos - Ed. Ave-Maria, pg. 120
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria

Nenhum comentário: