segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Fazei o que Ele vos disser."


O acontecimento principal das bodas de Cana foi a manifestação do poder de Jesus. Ao lado disso, surge também o importante tema do diálogo de Jesus com Sua mãe.

O casamento de Caná manifesta a imagem do casamento de Deus com a humanidade, realizado com a vinda do Filho de Deus ao mundo. O vinho representa a graça gratuita e libertadora de Deus, que é muito superior às águas de um velho mundo.
Caná lembra ainda que a presença de Deus em nosso meio renova o sentido de existir e viver. O Evangelho leva-nos, assim, a refletir que ninguém pode bastar a si mesmo. Precisamos da ação e das palavras dos outros para viver.
A vida contém um grande mistério: é a presença da pessoa e da obra de Jesus. O milagre de Caná não foi feito para que todos bebessem mais vinho, mas para que acreditassem em Deus, pois crer é participar, é identificar-se. A intervenção confiante de Maria é a porta pela qual os discípulos chegam a crer.
Maria é apresentada como um modelo de fé e representa a comunidade que suplica. Maria ensina que o amor e a fé levam a agir, a tomar providências concretas. Caná nos comunica, finalmente, que a humanidade não está abandonada à própria sorte. Deus é Pai e cuida de nós. É preciso deixar-se transformar. É preciso crer.


Fontes:
Diário Bíblico 2010 - Ed. Ave-Maria

Nenhum comentário: