domingo, 4 de abril de 2010

Ressuscitou, como disse.

Desde a Antigüidade, os cristãos se reúnem em vigília na véspera do domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera (no outono do nosso Hemisfério Sul) para celebrar a Páscoa do Senhor. Aos primeiros raios de sol, entoavam jubilosos as palavras do Salmo 117: "Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos."
Com essas palavras, recordavam o primeiro dia do Gênesis, em que Deus criou a luz, em que a Terra era informe e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Recordava-se a Palavra criadora de Deus que, ao chamar do nada todas as coisas, viu que tudo era bom.
Hoje, a Igreja celebra a nova Criação. No momento em que Cristo ressurge da morte, resgatando o Homem decaído - nosso pai Adão e toda a sua descendência, a Humanidade - do mal e da morte, o universo inteiro é recriado. Não é por acaso que, na tarde de Páscoa, estando fechadas as portas por medo dos judeus, Jesus aparece junto aos discípulos saudando-lhes com a paz. Soprando sobre eles, lhes diz: "Recebei o Espírito Santo." O mesmo Espírito que pairava sobre as águas, transformando o caos em cosmo; o mesmo sopro divino que animou do barro o primeiro homem é insuflado sobre toda a humanidade por Aquele que, do alto da Cruz, dando um grande grito, entregou o Seu Espírito. Envia Teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra.
"Se ressuscitastes com Cristo" - nos diz neste domingo o grande Apóstolo São Paulo - "buscai as coisas do Alto." A ressurreição de Cristo é questão vital para nós. Somos todos participantes dessa vitória. Somos vivos, graças Àquele que o livro do Apocalipse chama de o Vivente, Cristo Ressuscitado. Realiza-se hoje aquela estupenda expressão do Bispo Santo Irineu de Lyon: "A glória de Deus é o homem vivo" (Gloria Dei homo vivens); ou seja, onde mais se torna visível a glória de Deus é no homem pleno de vida.
Celebramos hoje a vida em plenitude. Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. A vida venceu a morte. Nossa esperança está viva e tem um Nome: Jesus, Vencedor da morte e Senhor da vida. A todos, uma feliz e santa Páscoa!

Fontes:
Folheto "A Missa", 04/04/10 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor.
http://patrick.delsaut.perso.neuf.fr/Message_d_Alerte_fichiers/Jesus_ressuscite.gif

Nenhum comentário: