sábado, 3 de abril de 2010

"Ele não está aqui!"

No primeiro dia da semana, ao raiar do dia, as mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia vão ao sepulcro para embalsamar o Corpo do Mestre. Uma enorme surpresa as aguarda: o Corpo do Senhor desapareceu do túmulo, cuja pedra foi rolada para o lado! Elas estão totalmente aturdidas. Bruscamente, enquanto tudo ainda está escuro ao redor e no coração dessas mulheres, dois mensageiros divinos, com vestes resplandecentes, apresentam-se a elas, encarregados de orientá-las em sua busca: «Por que estais procurando entre os mortos Aquele que está Vivo?» Se Ele vive, então é claro que «Ele não está aqui» : os viventes não habitam os túmulos. Mas como pode Ele estar vivo,Ele, cujos restos mortais foram depositados neste sepulcro? A resposta ressoa como o som de uma trombeta : «Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galiléia: ‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’ » 
Ainda hoje, é a Palavra de Jesus que deve orientar nossa busca ; é ela que nos faz pressentir que a aparente ausência do Senhor anuncia um outro tipo de presença, que precisamos discernir à luz da fé.
Missão cumprida, os anjos desaparecem. Movidas por uma louca esperança, «Maria Madalena, Joana e Maria, mãe, assim como as outras mulheres que os acompanhavam» correm para partilhar sua espantosa experiência, da qual elas ainda não conseguem medir o alcance. Mas os Apóstolos quase não lhes dão crédito, pois elas parecem delirar ; eles acham que elas têm dificuldade para fazer o luto das suas esperanças.
Pedro, todavia, está espantado com o que as mulheres contaram ; ele não quer ter dúvidas em seu coração, e corre para o túmulo, onde ele encontra somente os lençóis. O Corpo havia mesmo desaparecido. Perturbado, Pedro não vai ao encontro dos seus companheiros, mas «volta para casa, espantado com o que aconteceu». Ele ainda não consegue acreditar, mas também se põe a caminho: ele entra em seu próprio interior para fazer, por sua vez, o exercício de reflexão que os Anjos pediram às mulheres que fizessem. Assim, ele se prepara para o encontro com o Ressuscitado (Lc 24, 34), que será o fundamento da fé da Igreja.
Tal foi o caminho das mulheres, dos Apóstolos e de todas as gerações de fiéis ao longo da História; tal é também o caminho que pegamos nesta noite santa. Porque escutamos longamente a Palavra dos profetas, que nos anunciavam a vinda do Messias, podemos agora reconhecer a presença do Ressuscitado no âmago de Sua aparente ausência.
Sim, o Cristo ressuscitou : Ele está vivo agora, em nosso meio. Possa Ele nos renovar na nossa fé, na nossa esperança e na nossa caridade, a fim de podermos discernir os sinais de Sua presença na nossa vida quotidiana. Poderemos, então, ser testemunhas da Boa Nova durante toda a nossa vida: Cristo ressuscitou, Ele verdadeiramente ressuscitou! Aleluia, Aleluia!

Padre Joseph-Marie, Família de São José – França

Tradução e Adaptação :
Gisèle Pimentel

Fontes :

Nenhum comentário: