segunda-feira, 19 de abril de 2010

O perdão de Pedro

Às margens do Mar da Galiléia, onde tudo começara, mais uma vez o chamado à missão. O Evangelho da missa de hoje nos mostra a segunda vocação de Simão, chamado Pedro. Como da primeira vez, uma pesca milagrosa vai suscitar o reconhecimento de suas faltas e a conseqüente revelação de Jesus como o Senhor.
 Na primeira vez, Simão, que havia trabalhado a noite inteira com seus companheiros sem nada pescar, se prostra diante de um jovem Rabino, reconhecendo-se pecador. Hoje, ao ouvir da boca do discípulo amado que aquele Homem, aparentemente desconhecido, "era o Senhor", Pedro se lança em direção à praia tendo no coração o arrependimento de tê-Lo negado por três vezes.
Entre as duas vocações transcorrem-se três anos de uma profunda convivência. Entre Jesus e Pedro, ocorreu o mistério de um familiar convívio, e do sofrimento lancinante da Paixão. Por isso mesmo, lembrado de sua fraqueza, Pedro nada ousa dizer ou perguntar. Será Jesus quem tomará a iniciativa. Com o mesmo olhar terno e profundo, que o havia atingido como um dardo de amor e misericórdia naquela terrível noite da agonia em casa de Caifás, Pedro é interrogado, três vezes, por Jesus: "Simão, tu Me amas?"
E agora, aquele que um dia fora chamado a ser pescador de homens, receberá a missão de ser pastor das ovelhas do Senhor. Uma única condição lhe é pedida - afinal, o rebanho pertence ao Bom Pastor, que deu a vida por Suas ovelhas. Anulando definitivamente com o amor sua tríplice negação, Jesus ensina a Pedro que somente um coração capaz de amar é digno de apascentar Suas ovelhas.

Fontes:
Folheto "A Missa", 3º Domingo da Páscoa - 18/04/10.
http://robert-juigner.fr/images/resurrection/36.jpg

Nenhum comentário: