terça-feira, 13 de abril de 2010

“A paz esteja convosco. Como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.”

No primeiro encontro com os discípulos, após a Ressurreição, Jesus lhes diz, por duas vezes: “A paz esteja convosco!” A presença do Espírito Santo é sempre assinalada pela paz, um dos Seus principais dons.
O Ressuscitado aparece aos discípulos: cria uma nova humanidade. A Páscoa cristã é a celebração do início de uma nova humanidade, que nasce do Espírito do Cristo Ressuscitado.
O sopro de Jesus simboliza o Espírito, princípio da nova Criação. Como é narrado no Livro dos Atos dos Apóstolos (1, 8), o dom do Espírito é sempre sinal de missão. Na força do Espírito, serão eles portadores daquela salvação que Jesus, como Cordeiro, realizou na Sua Paixão e que se concretiza no perdão dos pecados.
Toda a nossa vida de cristãos está sob o sinal do Espírito recebido no Batismo e na Crisma, o nosso Pentecostes. Nela, devemos amadurecer os “frutos do Espírito”: amor, paz, alegria, paciência, espírito de serviço, bondade, confiança nos outros, mansidão.
Se esperávamos uma transformação milagrosa, mudemos nosso modo de pensar. É que o Espírito não age assim. Desenvolve-se qual pequena semente plantada em nosso coração: cresce lentamente, sem estardalhaço, mas produz frutos abundantes.
Os últimos dois versículos do Capítulo 20 do Evangelho de São João (vv. 30-31) apresentam a finalidade deste Evangelho. Ele foi escrito conforme um critério seletivo e visa a apresentar não uma biografia, mas o sentido da pessoa e da missão de Jesus. A finalidade é levar os leitores à fé em Jesus, reconhecendo-O como o Messias, Filho de Deus.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.
http://www.trinityhoughton.org/building/windows/Jesus_Thomas.JPG

Nenhum comentário: