sábado, 3 de abril de 2010

Não está aqui !

Como as santas mulheres, que nos primeiros raios daquela manhã de Páscoa andaram à luz de velas rumo ao sepulcro, também nós nos reunimos hoje com velas acesas. No solene lucernário com o qual a Mãe Igreja inicia esta santa Vigília, Mãe de todas as vigílias, como acenava Santo Agostinho, a Sagrada Liturgia, de certo modo, nos faz reviver aquela noite cantada na venerável poesia do Hino de Santo Ambrósio, que há muitos séculos nos convida no coração dessa noite: Exullet.
Exulte, isto é - como nos recorda a origem latina desta palavra - somos chamados a dar pulos de alegria! Celebramos a vitória da luz sobre as trevas, da graça sobre o pecado, da vida sobre a morte. Contemplamos, no fulgor desta noite santa, o grande presente que Deus nos concedeu desde aquela noite santa do Natal: Deus que nasceu para nós, um Deus que o ser humano pode tocar, ver e ouvir, mas se fez Homem para morrer por nós. Com Sua morte, não apenas o véu do Templo, mas os céus, se abriram, a morte foi vencida e o Homem com Deus se encontrou.
Ó noite santa em que o Cristo, quebrando os vínculos da morte, sai Vitorioso do sepulcro! Em que Deus renova a Criação, em que as profecias se realizam, em que o povo eleito realiza o novo e definitivo êxodo através das águas batismais, e passamos da morte para a vida.
O felix culpa. Feliz e bendita culpa, pois até o pecado de Adão, nosso primeiro pai, assume novo sentido, porque a culpa primeira foi revogada pela obediência do novo Adão, Cristo, obediente até a morte que, no grande duelo é morto, mas reina Vivo, ressuscitado e glorioso.
Como não exultar com o coração? Como não cantar com a voz e os lábios diante da grande e sempre Boa Nova de que a vida, e não a morte, tem agora a última palavra, porque a Palavra Eterna, que armou sua tenda entre nós, nos deu a certeza de que a vida é soberana! "Não está aqui; ressuscitou, como disse" (Mt 28, 6). Sim, o Senhor venceu a morte, n'Ele somos mais que vencedores: somos vitoriosos!
A todos uma feliz e santa Páscoa!

Fontes:
Folheto "A Missa", 03 de Abril de 2010 - Vigília Pascal na Noite Santa.
http://blogs.jmj2005.fr/media/bougies.jpg

Nenhum comentário: