domingo, 7 de março de 2010

Os sinais dos tempos



Tradicionalmente, a Quaresma é um tempo estacional. Eram um costume da Antiga Roma as procissões diárias, que se reuniam (e saíam), cada dia, de uma igreja em direção à outra. Tais procissões, chamadas estacionais, simbolizava a marcha do Povo de Deus rumo à Terra Prometida e, ao mesmo tempo, nossa condição de peregrinos do Absoluto, caminhantes neste mundo rumo ao Céu.
Assim, nos dois primeiros domingos (desta Quaresma), fomos levados do deserto à montanha e, hoje, no quotidiano da vida humana, temos diante dos olhos Jesus que, aproveitando os acontecimentos de Sua época, nos ensina pelas entrelinhas dos fatos a interpretar os sinais dos tempos.
Em nossos dias, a questão ambiental deixou de ser um assunto exclusivo de grupos ecológicos ou da esfera científica para se tornar uma realidade alarmante para todos. Cientistas do mundo inteiro já colocaram às claras a realidade preocupante do aquecimento global. Longe de ceder a uma atitude fatalista, somos chamados a interpretar esta realidade à luz da fé, constatando até onde o egoísmo humano pode levar a humanidade. Quando o Homem absolutiza o lucro a qualquer preço, tornando-se mesquinho e buscando unicamente os próprios interesses, esquecendo o bem comum, a solidariedade e a partilha, acaba sempre amargando as conseqüências dos próprios atos que, infelizmente, prejudicam a maioria inocente.
Na realidade, a grande maioria dos males que afligem a humanidade sempre tem sua causa no coração humano qe, como diz a Escritura, é duro como o ferro e só se dobra com o fogo.
Este fogo é o amor de Deus, que se manifesta a Moisés na imagem da sarça ardente, e que nos foi derramado pelo Espírito Santo que habita em nós desde o dia do nosso Batismo. Que o sagrado Tempo Quaresmal nos seja propício para realizarmos uma profunda marcha de conversão, a partir do nosso coração.

Fontes :
Folheto « A Missa », 07 de março de 2010 – 3º Domingo da Quaresma.
http://www.certiferme.com/imgs/contenu/jardin_photo/blog-572-figuiers-figues-141109233543-267759402.JPG

Nenhum comentário: