quarta-feira, 17 de março de 2010

"Libertação: passagem da morte à vida."

"Mas ele lhes disse: ‘Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também. Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.’                              
Jesus tomou a palavra e disse-lhes: ‘Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho. Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho. Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo, e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados. De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.’ ” (João 5, 17-30)

Tudo em nossa vida é obra de Deus em nós. Agindo Jesus, Deus age n’Ele e com Ele. Também nossa vida é assim: se deixarmos Deus agir, ficaremos admirados das novidades que há em nosso mundo. Ao chamar Deus de Pai, Jesus revela estar unido a Ele, realidade que também é nossa. Em Cristo, estamos unidos ao Pai. Esse mistério, acolhido e vivido, pode transformar o rumo de nossa vida.
Como já se aproximava a hora de Sua Paixão, Jesus ressalta com clareza Sua missão de libertação. E, propositadamente, tira vantagem de Suas discussões com os judeus.
Na cena narrada pelo texto de hoje, Jesus revela que Sua libertação é para uma vida de “ressurreição”. Essa salvação, que se repete na história da humanidade em tudo o que “passa da morte à vida”, atinge seu objetivo na vida sem fim que terão aqueles que ouvem as Palavras de Jesus.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.

Nenhum comentário: