terça-feira, 16 de março de 2010

"A libertação é a salvação pessoal."

"Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]
Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: 'Queres ficar curado?' O enfermo respondeu-lhe: 'Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim.' Ordenou-lhe Jesus: 'Levanta-te, toma o teu leito e anda.' No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado.
E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito. Respondeu-lhes ele: 'Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda.' Perguntaram-lhe eles: 'Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?' O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar.
Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: 'Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior.' Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado." (João 5, 1-16)

Um dos aspectos dessa cura é que Jesus é quem toma a iniciativa diante da passividade do enfermo. Em todos os milagres de cura, o necessitado vai até Jesus, por si ou por meio de outros, para pedir a Sua ajuda. Aqui é Jesus quem vai até o enfermo.

Essa libertação, embora seja importante em si mesma, é somente parte de uma salvação maior. Por quê? Mais tarde Jesus encontra esse homem no templo e o chama para uma conversão dos pecados a fim de que a libertação possa ser completa e autêntica.
O doente ficou curado e libertado por Jesus. A severa interpretação de costumes e leis nos faz perder a oportunidade de ficarmos livres dos males que nos afetam. A atitude de Jesus manifesta Sua constante iniciativa de salvar o que estava perdido. Expulsar de nós todo o nosso egoísmo. Para Deus sempre há libertação.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.
http://www.cursillos.ca/images/Jesus-guerit-paralytique.jpg
http://eucharistiemisericor.free.fr/images/220208_paralytique1.jpg

Nenhum comentário: