domingo, 21 de março de 2010

Está próxima a Páscoa do Senhor



Estamos chegando ao final da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. No próximo domingo, entraremos na grande Semana Santa, em que acompanharemos os passos de Jesus, da paixão até a ressurreição, passando pela morte, e morte de cruz. Para nos ajudar na preparação, a Mãe Igreja apresenta hoje um texto bíblico muito conhecido: o encontro da mulher adúltera com Jesus, modelo de todo encontro que podemos ter com o Salvador.


Ali estavam Jesus – o Santo, o sem pecado –, a pecadora e os pecadores. Na mulher, apenas o medo de ser morta por apedrejamento. Nos outros pecadores, o desejo de acalmar suas consciências, escondendo-as sob as pedras. Em Jesus, todo o amor de Deus que, sondando os corações humanos, enxerga e mostra a verdade. Com uma única frase, Jesus desmascarou todos aqueles que, de algum modo, achavam-se puros, sem mancha alguma, sem pecado, enfim.
E Sua Palavra ultrapassa os limites daquele tempo. Chega a nós hoje e nos interroga se, estando próxima a Páscoa, ainda permanecemos com nosso coração fechado no orgulho e na auto-suficiência.
Como é duro o coração humano! Quando vive em situação de pecado, torna-se cego. Deixa de ver as próprias falhas! Como pode uma mulher cometer adultério sozinha? Não seria o caso de também julgar o homem que estava com ela? Mas o pecado é assim mesmo: resseca o nosso coração e, aí, só mesmo a graça de Deus para nos dar um coração novo.
Infelizmente, as pessoas que levaram a pecadora até Jesus voltaram para suas vidas do mesmo modo como chegaram. Estavam frustradas por não terem conseguido seu intento. Elas não fizeram a Páscoa, pois não se deixaram transformar por Jesus. Somente a mulher, acusada de um pecado que seria punido com a morte, sai redimida. Para Jesus, não importa tanto se chegamos a Ele com este ou aquele pecado. Importa não voltar ao dia-a-dia com a mesma falta no coração, com a vida marcada pelos mesmos erros.
A Páscoa está bem perto de nós! Ela nos ensina a voltar por outro caminho, a seguir numa outra direção.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 21/03/10 – 5º Domingo da Quaresma.

Nenhum comentário: