domingo, 28 de março de 2010

Deus chega primeiro...



         Uma das manifestações mais tradicionais da Quaresma são as procissões em honra dos passos do Senhor. Neste Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa, Jesus nos traça o Seu itinerário pascal: frente ao homem que tem pretensão de ser como Deus, Cristo decide ser como o homem, fazendo-Se obediente até o extremo da morte na Cruz, que se torna o Seu “Sim” definitivo ao Pai e à humanidade.
Para segui-Lo, somos convidados a trazer palmas nas mãos, como os Macabeus que, depois da vitória sobre os invasores, entram triunfantes em Jerusalém (I Mac 13, 49-52); e, semelhantes aos eleitos, que empunharão palmas de vitória diante do Trono e do Cordeiro Imolado, depois de terem lavado suas vestes, tornando-as brancas no Sangue do Cordeiro (AP 7, 9).
Por tudo isso, este domingo é como que uma chave de leitura para se entender o Mistério da Páscoa: Cristo é o protagonista da Sua paixão, não um objeto da maldade humana, ou uma mera vítima das ciladas de Seus inimigos. É Ele mesmo que Se lança para a Cruz, como um homem apaixonado, que se encaminha para o altar nupcial: a maldade dos homens nunca poderá preceder a Misericórdia de Deus.
Já na Última Ceia, o Senhor havia antecipadamente entregue o Seu Corpo e o Seu Sangue pela humanidade inteira. Judas chega com atraso. Aliás, este é o seu verdadeiro drama: Deus sempre chega primeiro. Uma única vez Judas se antecipa: quando, dilacerado pelo remorso, não soube esperar pela tarde do terceiro dia, em que Cristo ressuscitado sopraria sobre os discípulos o Espírito de perdão e misericórdia.
Para nós, é tempo de seguir os passos Daquele que passa à nossa frente.

Fontes:
Folheto “A Missa”, Domingo de Ramos, 28/03/10.

Nenhum comentário: