sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-feira Santa, 10 de Abril de 2009

Meu amado, minha amada:

Hoje, Sexta-feira Santa, eu estava assistindo a um telejornal na TV5 (canal francês), quando me deparei com uma reportagem sobre uma escultura exposta na Catedral de Gap, França. Quando fui ver do que se tratava, vi esta imagem de Cristo crucificado, sentado numa cadeira elétrica. Isso mesmo. O escultor, Paul Fryer, quis trazer a realidade da paixão de Jesus Cristo crucificado para um contexto bem atual, porém igualmente cruel, repugnante e vergonhoso. Naquela época, um condenado à morte na cruz, e a própria condenação em si, causavam tanto horror às pessoas quanto a cadeira elétrica, nos dias de hoje. A morte na cruz era o tipo de condenação reservada aos que cometiam os crimes mais hediondos, assim como a cadeira elétrica (infelizmente) ainda o é em alguns lugares do mundo.

Dom Jean-Michel di Falco, bispo de Gap e Embrun, é o responsável pela exposição da obra na Catedral, até o Domingo de Páscoa. Dom di Falco foi secretário geral adjunto e porta-voz, de 1987 a 1996, da Conferência Episcopal da França. Atualmente preside o Conselho para a Comunicação da citada Conferência.

Dom di Falco espera que a exposição da obra suscite um debate sobre Cristo. Ele quer"que o choque provocado nos faça tomar consciência do escândalo que é ter alguém pregado numa cruz. Já nos habituamos a não nos chocarmos mais diante de algo realmente escandaloso, como a crucificação".

Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, que morreu na Cruz para que nós tenhamos a Vida,
tende piedade de nós e livrai-nos da indiferença que assola o mundo!

Pietá, de Paul Fryer

"Olhai, o meu servo terá êxito, será muito engrandecido e exaltado.

Assim como muitos ficaram espantados diante dele, ao verem o seu rosto desfigurado e o seu aspecto disforme, agora fará com que muitos povos fiquem bem impressionados. Os reis ficarão boquiabertos, ao verem coisas inenarráveis, e ao contemplarem coisas inauditas.

Quem acreditou no nosso anúncio? A quem foi revelado o braço do SENHOR?

O servo cresceu diante do SENHOR como um rebento, como raiz em terra árida, sem figura nem beleza. Vimo-lo sem aspecto atraente, desprezado e abandonado pelos homens, como alguém cheio de dores, habituado ao sofrimento, diante do qual se tapa o rosto, menosprezado e desconsiderado.

Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores. Nós o reputávamos como um leproso, ferido por Deus e humilhado.

Mas foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas perdidas, cada um seguindo o seu caminho. Mas o SENHOR carregou sobre ele todos os nossos crimes.

Foi maltratado, mas humilhou-se e não abriu a boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro, ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador.

Sem defesa, nem justiça, levaram-no à força. Quem é que se preocupou com o seu destino? Foi suprimido da terra dos vivos, mas por causa dos pecados do meu povo é que foi ferido.

Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios, e uma tumba entre os malfeitores, embora não tenha cometido crime algum, nem praticado qualquer fraude.

Mas aprouve ao SENHOR esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias, e o desígnio do SENHOR realizar-se-á por meio dele.

Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. Ele, o justo, justificará a muitos, porque carregou com o crime deles.

Por isso, ser-lhe-á dada uma multidão como herança, há-de receber muita gente como despojos, porque ele próprio entregou a sua vida à morte, e foi contado entre os pecadores, tomando sobre si os pecados de muitos, e sofreu pelos culpados."

Isaías 52,13-15.53,1-12

Tradução e Adaptação:

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com

Fonte jornalística:

http://www.lesechos.fr/depeches/culture-art-de-vivre/afp_00138016-une-sculpture-du-christ-sur-une-chaise-electrique-suscite-de-vives-reactions.htm

Nenhum comentário: