sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mexa-se!

OUTUBRO – MÊS DAS MISSÕES

Amar significa mexer-se e comunicar


O Evangelho de São Mateus, no capítulo 28, versículos de 18 a 20, nos relata textualmente as últimas palavras proferidas por Jesus nessa terra, em sua despedida dos apóstolos. Repare em cada palavra e, de modo especial, nos verbos:

“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Acredito que essas palavras de Jesus soaram de uma maneira muito intensa no coração dos discípulos. Afinal, eles perceberam que eram palavras de despedida, palavras definitivas. Acho que Jesus estava dando a eles uma voz de comando, que deve ter soado mais ou menos assim nos ouvidos simples daqueles galileus:

“Mexam-se! Vão por todo o mundo! Comuniquem Boas Notícias...”

São Mateus nos revela que existem nessas palavras dois apelos urgentes do Senhor, uma espécie de testamento, que se resumem nesses dois verbos: “IDE” e “ENSINAI”. Acho que podemos traduzir esses verbos também por “MEXAM-SE”, “VÃO!, “COMUNIQUEM BOAS NOTÍCIAS”. É como se Jesus desejasse que compreendêssemos, seus discípulos e nós, que nossa vida a seu serviço deve gerar movimento, dinamismo, atitude. Tudo seria bem diferente se o Senhor tivesse ordenado que não nos movêssemos, que nos acomodássemos a um lugar, a algumas estruturas ou planos e esperássemos... Mas Ele preferiu dizer “Ide”, “vão pelo mundo”... Ser cristão significa, antes de tudo, ir em direção ao Novo, lançar-se confiante em direção ao futuro que desafia nossa capacidade de amar, de crer e de esperar. Ser cristão significa ter coragem para conjugar esses verbos: ir, comunicar.

O desejo de Jesus é claro. Devemos nos mover para alcançar e partilhar com muitos as Boas Notícias da sua Palavra. Num mundo em que as más notícias parecem ser as únicas que realmente importam, a missão que nos foi confiada por Jesus torna-se ainda mais instigante. É como se o próprio Jesus nos lembrasse que temos algo a dizer, algo que realmente importa a todos e que pode gerar esperança ali onde tudo parece perdido.

Mexer-se, comunicar, alcançar são verbos que se conjugam de várias maneiras. Por isso, todos nós precisamos descobrir o nosso modo de evangelizar. Anunciar Boas Notícias, semear esperança, expressar amor e fé são os grandes propósitos que vão junto com nossas palavras, nosso olhar, nosso testemunho, e que tornam essas coisas uma fonte de vida.

Juntamente com essas ordens tão claras (Ide, ensinai...), Jesus também nos fez uma promessa. Ele nos garantiu sua presença; Ele nos deu a certeza de que, todas as vezes que damos um passo em direção ao outro, não vamos sozinhos.Você percebeu que a promessa de Jesus (“estarei convosco todos os dias, até o fim”...) está no contexto do envio missionário? Cada vez que nos movemos, toda vez que semeamos a Palavra de Deus no coração de alguém, Jesus nos dá a certeza de que Ele está conosco! Você deseja experimentar a presença consoladora e revigorante de Jesus? Evangelize, proclame as Boas-Novas!

Desejamos que você, querido irmão ou irmã, mexa-se também. Que sua vida, animada pelas Boas Notícias que Deus tem para nós, mesmo em meio aos grandes e pequenos desafios de cada dia, tenha movimento, criatividade, esperança. Que você se torne também um mensageiro de boas novas num mundo que precisa reaprender, com Jesus, o mais belo sentido da palavra Comunicar.

Pe. Antonio José



Fontes:


http://www.riodedeus.com/textos01.html


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF_vNq59T5PG0heVj5VjI5l9MSBdB15zW3U-F6byUzZ16LRis-_ugfk2sKwIY7kQrv2LJo3l9mGcJj9LkBBX-jxPQwu_WQDASXj_5zIksHvAsXtIKImJSs6pXaco1MVlRFLGBynW8FeBwM/s320/Tarobinha(23Maio).jpg

Nenhum comentário: