quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Homilia (Lc 21, 29-33) – 27 de Novembro de 2009


“Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra.” (Lc 21, 31-32)

Como poderíamos não nos sentir chamados pelo “quando virdes” que Jesus nos diz? Além dos contemporâneos de São Lucas, estas palavras reúnem todos os crentes que, através dos séculos, as lerão ou escutarão ressoar. A chegada de Cristo, que vem libertar aqueles cuja condição humana Ele assumiu, engloba toda a existência dos que crêem. Eis o “tudo que deve chegar para cada fiel, manifestando o nascimento de Jesus em sua vida.

Há uma vinda de Cristo que não deve ser adiada para sempre. Jesus torna a nos dizer, hoje, que o tempo da nossa redenção e libertação está próximo. Entre a primeira vinda de Cristo na aurora da era cristã, numa humilde gruta de Belém, e a segunda, em glória, na plenitude dos tempos, São Bernardo de Clairvaux situa uma terceira: aquela em que Cristo continua vindo em cada um de nós, no silêncio do Bem Amado que espera pela nossa boa vontade para entrar na nossa vida. A alguns dias de entrarmos no Tempo do Advento, é bom nos lembrarmos disto.

Irmão Elias, Família de São José, França


Tradução e Adaptação:

Gisèle Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com


Fontes:


Nenhum comentário: