terça-feira, 2 de novembro de 2010

O encontro com Zaqueu.

Jericó era uma cidade balneária, um verdadeiro oásis no meio do deserto, cidade antiga, onde pessoas abastadas descansavam, aproveitando um clima ameno e os frutos de uma terra generosa. Ali Jesus terá um encontro marcado com o cego Bartimeu que, tendo recuperado a visão, acompanha Jesus deserto afora rumo a Jerusalém.
Lá Jesus também vai Se encontrar com Zaqueu, decepcionando aqueles que preferiam que Ele fosse à sinagoga ou à casa de algum piedoso fariseu. Zaqueu é um homem corajoso; sendo de baixa estatura, toma a coragem de cair no ridículo. Temido por todos, porque o cobrador de impostos era odiado por toda a cidade, reconhecidamente era um “ladrão”. A atitude de subir numa árvore faz dele a chacota de toda a cidade. Com certeza não faltaram risos, sinais contra aquele homem que, temido e odiado, agora era objeto de escárnio público.
Zaqueu bem sabe de tudo isso. Mas só uma coisa lhe interessa: ele queria verdadeiramente ver Jesus. Mais do que vê-lo, terá a experiência de um encontro pessoal com o Senhor. Em sua casa, sentados à mesma mesa, Zaqueu tem sua vida transformada por uma profunda conversão. Promete devolver todos os bens que roubou e indenizar os injustiçados. Em contrapartida, recebe o grande dom do Senhor, pois a salvação entrou em sua casa.
Neste último domingo do mês das Missões, que o bom Deus possa entrar no coração de cada um de nós, possibilitando atitudes de autêntica conversão para com Deus e para com os irmãos.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 31º DTC, 31/10/10.

Nenhum comentário: