domingo, 9 de janeiro de 2011

No Batismo de Jesus, o nosso Batismo.

Você sabe o dia do seu Batismo? Você costuma comemorar esta data? Para quem respondeu “não”, a celebração de hoje é uma séria advertência. Se não nos lembramos de determinada data, é porque, na verdade, ela pouco ou quase nada significa para nós. Infelizmente, muitos católicos não se dão conta deste triste fato. Chegam mesmo a dizer “fui batizado(a)”, quando o modo correto deve ser “sou batizado(a)”.
O Batismo não se restringe apenas à celebração, momento importante, sem dúvida, mas não único e acabado. Para o cristão, o Batismo é um ponto de chegada, mas também um ponto de partida. Para os pais que apresentam uma criança para ser batizada, esta celebração é alegria pela vida que chegou. Mas é também compromisso pela educação na fé. Para todos os adultos, o Batismo não é apenas a simples lembrança de algo que, na maioria das vezes, ocorreu na infância; ao contrário, é o compromisso por uma vida coerente.
Se alguém torce por um time de futebol, não tem vergonha de usar a camisa, até mesmo quando o time perde. Para manifestar os sentimentos pelas pessoas amadas, costumamos levar suas fotos, colocando-as muitas vezes em lugar de destaque, em casa ou no trabalho. Estes são apenas alguns exemplos do que acontece quando reconhecemos a importância de algo em nossa vida.
Ora, por que não recuperar também a importância do Batismo? Por que não se informar sobre o dia do batizado e celebrá-lo, diante de Jesus, através da oração e da caridade? A festa do Batismo do Senhor é um convite a que, contemplando Jesus nas águas do (rio) Jordão, nos lembremos de nosso Batismo, renovando o compromisso de vivê-lo intensamente.

Fontes:
Folheto “A Missa” de 09 de Janeiro de 2011 – Festa do Batismo do Senhor – Ano A.

Nenhum comentário: