terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cordeiro Imolado

Em perfeita harmonia com a festa do Batismo do Senhor, a liturgia deste domingo nos coloca diante da figura de João Batista, o Profeta do deserto.
Vendo Jesus, ele O aponta como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, expressão tão forte que ainda hoje é proclamada em cada Eucaristia celebrada na face da Terra.
A imagem do Cordeiro imolado recorda a noite da primeira Páscoa, quando o Senhor ordenou a Moisés que todo israelita se reunisse numa ceia com sua família, tomasse um cordeiro como alimento e marcasse com o sangue do animal as portas de suas casas. O sangue do Cordeiro poupou da morte os filhos dos hebreus, que tiveram seus primogênitos condenados pelos egípcios opressores. A ceia, comida às pressas com pães sem fermento, foi a última refeição antes da fuga do Egito, através das águas do Mar Vermelho, rumo à terra prometida. Ainda hoje, cada família judaica celebra com o cordeiro a festa pascal.
Cristo é o verdadeiro Cordeiro sem mancha nem pecado, imolado na Cruz. Com Seu Sangue salvou a humanidade inteira da morte eterna, libertando-nos da escravidão do pecado através das águas do Batismo, estabelecendo a Nova Aliança com toda a humanidade, e Seu Corpo é dado em alimento em cada Missa.
Que neste tempo em que tantos aproveitam as férias escolares para o merecido descanso, em meio ao calor escaldante, busquemos repouso e alento na celebração eucarística, encontro da comunidade orante que, na Eucaristia, encontra sua fonte e ápice.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 2º Domingo do Tempo Comum, 16/01/11.

Nenhum comentário: