terça-feira, 1 de junho de 2010

"A resposta de Jesus."

“Enviaram-lhe alguns fariseus e herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Aproximaram-se dele e disseram-lhe: ‘Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. É permitido que se pague o imposto a César ou não? Devemos ou não pagá-lo?’
 Conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu-lhes Jesus: ‘Por que me quereis armar um laço? Mostrai-me um denário.’ Apresentaram-lho. E ele perguntou-lhes: ‘De quem é esta imagem e a inscrição?’ ‘De César’, responderam-lhe. Jesus então lhes replicou: ‘Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.’ E admiravam-se dele.”   (Mc 12, 13-17)
No imposto devido a César, a sutileza parece ser a seguinte: não há medida comum entre Deus e César, entre o Reino de Deus e a estrutura político-econômica. O conflito entre religião e vida é um processo que devemos – como Jesus – saber distinguir: dar a cada um o que lhe pertence, isto é, não misturar as coisas.

Muitas vezes, a religião é usada para interesses políticos; outras vezes, pretende-se desligar a religião da política. É necessário um novo relacionamento entre fé e política. Uma política sem fé é tão perigosa quanto o fanatismo religioso (em qualquer religião).
Toda fé, toda religião, consciente ou inconscientemente, possui uma função política, mas não partidária (o termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado
Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana).

Não se pode conceber a fé fora da realidade histórica em que se vive. Nossa fé deve ser transformadora da realidade para que o Reino de Deus aconteça.


Adaptação:

Gisèle Pimentel


Fontes:

Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Política
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFO1i-fMLfb1n9P-0fWU6Vb4g37An-Vk-RN8i8JI8u-EUGr_-EZ2mNcEMx6M0L-gKc76Y5ZOPZRh9SvaDhmpYMn_LlPonQfZ6wLYauNvzkOO3DWHNA7gM5yhWxzfEy8TbRrJmu3kP36KA/s400/jcaesar_coin.jpg

Nenhum comentário: