domingo, 16 de maio de 2010

"A Ascensão de Cristo é a ascensão de todo o ser humano."

A solenidade da Ascensão de Jesus faz parte das celebrações pascais que atualizam a vida de Jesus em nós. Não celebramos a Ascensão simplesmente para demonstrar admiração ou espanto diante de um possível fato maravilhoso.
A Ascensão concretiza a etapa final da revelação do plano de amor de Deus em favor do homem. É um ato salvífico de Deus, que integra a Páscoa definitiva da humanidade em Cristo, iniciada com a Anunciação feita pelo Anjo a Maria.
O destino de Jesus é o retorno ao Pai, ao qual também nós estamos destinados a voltar. Nossa caminhada na terra tem um objetivo definido e transcendente: viver entre a realidade visível como se víssemos o invisível. A Ascensão de Cristo é a ascensão de todo o ser humano; é a etapa definitiva da história de todos nós.
O objetivo de toda a criação e de todo o mistério da vida de Cristo é o Céu onde Ele está. O Céu, porém, não é um lugar, mas uma experiência plena do amor, que é o próprio Deus.
As leituras da solenidade de hoje acentuam muito mais a missão da Igreja que o próprio fato da Ascensão. Isso nos leva a pensar que, entre a missão apostólica da Igreja e a Ascensão do Senhor, existe um nexo lógico e profundo.
Agora, Ressuscitado, Ele vai continuar a Sua obra, permanecendo presente na Igreja e investindo-a com a Sua missão.

Fontes:
Diário Bíblico 2010, Ed. Ave-Maria. 
http://www.humanitiesweb.org/gallery/155/121.jpg

Nenhum comentário: