sábado, 8 de agosto de 2009

Maria Madalena



Muito mais do que "pecadora arrependida", figura que lhe foi impingida ao longo dos séculos pela Igreja, Maria Madalena é a representação da discípula forte, da mulher que, num determinado momento de sua vida, enxerga à sua frente novas perspectivas para a sua existência. Ela entende que seu mundo é muito maior do que simplesmente aquele "paraíso" ao qual havia sido destinada: casa, marido, filhos, tarefas domésticas etc. etc.

Não que o lar não possa ser um paraíso. Porém, para algumas mulheres, o paraíso pode realmente estar muito além. Pelo que consta, o paraíso de Maria de Magdala realmente estava muito além disso. O paraíso dela estava todo em Jesus. Não importa que tipo de vida ela levou antes de encontrar o Mestre. Ele não se preocupa mais com isso. Importa a vida inteira que ela tem a Lhe oferecer a partir de agora, a partir deste encontro em que o Amor falou mais alto.



Ao encontrá-Lo, Madalena descobriu que as fronteiras de seu mundo eram muito mais amplas do que ela havia imaginado. Prova disso é que, após a Ressurreição de Cristo, ela parte em viagem para muito, muito longe. Segundo consta, ela chegou até a costa Sul da França, na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, onde evangelizou a população local. Lá está o seu túmulo, guardado por monges dominicanos, sendo o terceiro mais importante túmulo da cristandade.

Quando pensamos em Maria Madalena, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a "pecadora arrependida". Como todos nós, ela era pecadora. Todos nós deveríamos nos lembrar de nos arrependermos de nossos erros, sempre. Deveríamos também pensar em Maria Madalena como a grande apóstola a quem o próprio Jesus concedeu a honra de ser a primeira a encontrá-Lo ressuscitado. Por que será que Ele tomou esta decisão? Provavelmente por ela ser, justamente, uma "pecadora arrependida".

Nenhum comentário: