sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Noli Me Tangere (Não Me Retenha)


“Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que você está chorando?’ Ela respondeu: ‘Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.’

Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. E Jesus perguntou: ‘Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?’ Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: ‘Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo.’ Então Jesus disse: ‘Maria.’ Ela virou-se e exclamou em hebraico: ‘Rabuni!’ (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: ‘Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.’ ’ Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor.’ E contou o que Jesus tinha dito.” (Jo 20, 11-18)

Noli me tangereest (“Não me toque” ou “Não me retenha”) é a tradução latina das palavras pronunciadas por Jesus Ressuscitado a Maria Madalena (Maria de Magdala) no Domingo de Páscoa.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel

Fonte:
http://www.letempsduneicone.sitew.fr/Symbolisme_de_l_icone.B.htm#Symbolisme_de_l_icone.B

Nenhum comentário: