terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Igrejas Anglicanas



Oriundo das antigas Igrejas celta e saxônica das Ilhas Britânicas, o Anglicanismo encontrou sua identidade própria na Reforma dos Séculos XVI e XVII, quando surgiram a Igreja da Inglaterra, a Igreja da Irlanda e Igreja Episcopal da Escócia. À época da Revolução Americana, uma Igreja Episcopal Independente foi fundada nos Estados Unidos; em seguida, Igrejas Anglicanas ou Episcopais foram fundadas no mundo inteiro sob a influência de movimentos missionários dos séculos XVIII e XIX. Várias delas tornaram-se províncias durante os séculos XIX e XX. Na Ásia do Sul, as Igrejas Unidas, fusões entre Igrejas Anglicanas e Protestantes, juntaram-se igualmente à Comunhão Anglicana, da mesma forma que pequenas Igrejas ao redor do mundo, tais como a Igreja Reformada Episcopal da Espanha e a Igreja Lusitana de Portugal.
As Igrejas Anglicanas e Episcopais mantêm e proclamam a fé Católica (universal) e Apostólica (dos Apóstolos), contida nas Escrituras, interpretada à luz da tradição e da razão. Seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, os anglicanos e os episcopais são engajados na proclamação da Boa Nova do Evangelho a toda a Criação. A fé e o Ministério são expressos: no Book of Common Prayer (Livro de Oração Comum - LOC), recebido e adaptado pelas Igrejas locais; nos serviços de Ordenação; e no Quadrilátero de Chicago-Lambeth, exposto na Conferência Missionária de Chicago em 1886 e adotado pela Conferência de Lambeth em 1888. O Quadrilátero apresenta quatro elementos essenciais da religião cristã:

1. As Santas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, que contêm “todas as coisas necessárias à salvação” e constituem a regra e o padrão da fé.
2. O Credo (Símbolo) dos Apóstolos, Símbolo batismal, e o Credo de Niceia (Niceno-Constantinopolitano), expressão suficiente da fé cristã.
3. Os dois Sacramentos instituídos pelo próprio Jesus Cristo – o Batismo e a Santa Eucaristia -, administrados empregando-se, invariavelmente, as Palavras instituídas por Jesus Cristo e os elementos que Ele ordenou (ou utilizou).
4. O episcopado histórico, adaptado localmente de acordo com os métodos de sua administração às diversas necessidades dos povos e nações chamados por Deus na unidade de Sua Igreja. 

A celebração da Santa Eucaristia (igualmente chamada Santa Comunhão, Santa Ceia ou Missa) é o ponto central do culto anglicano. Por esta oferta de oração e louvores, a vida, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo tornam-se uma realidade presente através da proclamação da Palavra e da celebração do Sacramento. Os anglicanos e episcopais celebram o Sacramento do Batismo com a água, em nome da Santíssima Trindade, como rito de iniciação na Igreja cristã, e celebram os outros ritos Sacramentais, que são a Crisma ou Confirmação, a Reconciliação ou Confissão, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e a Ordenação Sacerdotal. A Liturgia comum está no coração do Anglicanismo. Os diferentes Livros de Oração Comum são a expressão de uma coerência entre as Igrejas, que buscam estabelecer uma via média em relação às outras tradições cristãs.
As Igrejas da Comunhão Anglicana partilham entre si sentimentos de afeição e lealdade, expressos pelos laços com os “instrumentos de comunhão".

O Arcebispo de Canterbury
Todas essas Igrejas estão em comunhão com a Sé de Canterbury (Kent, Sul da Inglaterra – N.T.). Assim, o Arcebispo de Canterbury, por sua pessoa e seu ministério, é o ponto único de convergência da unidade Anglicana. O Arcebispo convoca a Conferência de Lambeth (Londres, Inglaterra – N.T.), a Assembleia dos primazes e preside o Conselho Consultativo Anglicano, que são os três instrumentos conciliares da comunhão anglicana. Rowan Williams, 104º Arcebispo de Canterbury na linhagem de Santo Agostinho, foi entronizado em fevereiro de 2003.

Conferência de Lambeth
A cada dez anos, aproximadamente, o Arcebispo de Canterbury convida os bispos da Comunhão Anglicana a juntarem-se a ele na oração, no estudo e no discernimento. Na Conferência de Lambeth de 1998, mais de 700 bispos foram acolhidos – dentre eles, pela primeira vez, 11 episcopisas. A mais recente Conferência de Lambeth ocorreu em Canterbury em 2008.

Assembleia dos primazes
Desde 1979, o Arcebispo de Canterbury convida o Arcebispo, o bispo principal ou o presidente (os primazes) de cada uma das 34 províncias e das quatro Igrejas unidas para reuniões, que ocorrem regularmente, para avaliações, orações e reflexões sobre questões teológicas, sociais e internacionais. Estas reuniões acontecem no intervalo de 18 a 24 meses, mais ou menos.

Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Nenhum comentário: