quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Testemunhas do Evangelho

       Neste domingo, a Liturgia nos apresenta um dos textos mais belos da humanidade. Já se disse que as Bem-Aventuranças, que abrem o Sermão da Montanha, são a Constituição do Novo Israel, o povo de Deus, a Igreja.
Mateus, cujo Evangelho é escrito para os cristãos convertidos do judaísmo, apresenta Jesus como um novo Moisés, o legislador que, do alto do monte, transmite a nova lei que torna feliz quem dela faz seu projeto de vida. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Ser pobre em espírito é encontrar em Deus a grande riqueza e o sentido da vida, como aquele comerciante e profundo conhecedor que vende tudo o que tem ao encontrar a pérola mais preciosa que achara em seu caminho; ou como o homem que, tropeçando à beira de uma estrada, descobre num terreno alheio um tesouro escondido. Ele vai e vende tudo o que possui para comprar aquela propriedade que esconde uma riqueza incomensurável.
Ser bem-aventurado é reconhecer a Deus como a grande, única e definitiva riqueza, que o ladrão não rouba, nem a traça corrói, nem a inflação desvaloriza. É colocar Deus no lugar que sempre foi d’Ele, no centro de nossas vidas, no trono que Lhe é reservado: o coração do homem. É superar cada dificuldade, viver cada alegria, certos de que não estamos sozinhos. É viver a fartura sem orgulho ou soberba, e as dificuldades ou perseguições sem desespero ou revolta, sabendo que se Deus é por nós, ninguém será contra nós. Ou como diz São Paulo na leitura de hoje (I Cor 1, 26-31): “Quem se gloria, glorie-se no Senhor.”
Certa vez, Mahatma Gandhi, ao ouvir este Evangelho, disse que se os cristãos vivessem as Bem-Aventuranças por apenas um dia de suas vidas, o mundo se converteria. Que neste tempo em que se fala tanto da necessidade de uma nova evangelização, possamos recordar que somos chamados a anunciar o Evangelho que acabamos de ouvir.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 4º Domingo do Tempo Comum, 30/01/11.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Jesus-masih-islam.jpg

Nenhum comentário: