sábado, 18 de fevereiro de 2012

Um artigo traduzido em pleno Sábado de Carnaval...

INTERNACIONAL
Sexta-feira 17 de fevereiro de 2012 22 h 12
Igreja
Vaticano é abalado por vazamento de documentos
O escândalo envolvendo o vazamento de documentos confidenciais que abordam disputas políticas internas, a má gestão financeira e o caos administrativo nos corredores do Vaticano mergulha a Santa Sé na tormenta a algumas horas de uma cerimônia em que o Papa Bento XVI deverá acolher 22 novos cardeais.
Levando-se em conta que o Santo Padre diminui o ritmo de suas atividades às vésperas do seu aniversário de 85 anos, a cerimônia de sábado tomou ares de encontro preparatório para um conclave. As mídias italianas estão lotadas de informações de que os cardeais e seus partidários travam uma guerra de territórios em antecipação à eventual eleição de um novo papa, enquanto Bento XVI, por sua vez, tenta se concentrar sobre outros dossiês.
O escândalo apelidado «Vatileaks» estourou no mês passado, depois que cartas assinadas pelo antigo administrador número dois do Vaticano, o Cardeal Vigano, foram tornadas públicas.
Numa de suas cartas, o Cardeal, que revelou a existência de excedentes de custos totalizando milhões de euros no Vaticano, suplica ao Papa para não transferi-lo na sequência destes acontecimentos. O Cardeal Vigano, finalmente, foi demitido de suas funções e nomeado núncio em Washington.
Posteriormente, os meios de comunicação italianos concentraram-se numa investigação sobre quatro padres suspeitos de terem usado contas do Vaticano para lavar dinheiro.  E, enquanto estas informações se tornam crônicas, o principal banqueiro do papa continua sob investigação. Ele teria violado a lei italiana sobre lavagem de dinheiro, tentando transferir dinheiro a partir de duas contas bancárias do Vaticano sem identificar o remetente e o destinatário.
22 novos cardeais
Tudo isso ameaça ser uma sombra pairando sobre a cerimônia do sábado, durante a qual 22 novos príncipes da Igreja serão oficialmente acolhidos no seio do grupo composto exclusivamente por homens que elegerão o sucessor de Bento XVI.
Na sexta-feira, os Cardeais participaram de um dia de reflexão junto ao Papa. O encontro foi animado pelo Arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, bastante conhecido por seu senso de humor.
Após ter pedido desculpas por seu pouco domínio da língua italiana, Timothy Dolan declarou aos Cardeais que, no mundo de hoje, os missionários devem transmitir sua fé com amor, alegria e «perdoem-me dizer isto, também com sangue».
Associated Press

Tradução:
Gisèle do Prado
giseledoprado70@gmail.com

Fontes: