segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um Deus que Se deixa tocar

Tomé, o Apóstolo ausente naquela tarde de Páscoa, é colocado como exemplo para nós, neste domingo in albis, expressão latina que recorda as vestes brancas recebidas após o Batismo, que os neófitos (recém-batizados) depositavam diante do altar, cantando  a Antífona de Entrada: “Como crianças recém-nascidas...”

De certa maneira, já dizia São Gregório Magno, com sua incredulidade Tomé é mais útil para nós do que todos os Apóstolos que acreditaram imediatamente. Sua dúvida nos revela um Deus que Se deixa tocar. Por Maria Madalena, Jesus não Se deixa tocar, ela já O reconhecera. Como boa ovelha, conhece a voz do Pastor.

Tomé, que certa vez, quando da morte de Lázaro, dissera: “Vamos até lá para morrer com Ele”, faltara à promessa. Agora, ele, que fugira na hora da morte, deve testemunhar de modo pleno a Ressurreição de Jesus. Como a hemorroíssa que, após tocar na orla do manto do Senhor, ficara curada de sua enfermidade, Tomé cura não somente a si, mas a todos os feridos pelo ceticismo e pela dúvida, prorrompendo na maior profissão de fé acerca da divindade de Jesus.
Nem sequer sabemos se Tomé teve coragem de pôr os dedos nas chagas de Jesus. (...) O que sabemos é que chegou à profundidade do mistério cristão, reconhecendo Jesus como Senhor e Deus. Tomé é a imagem de muitos homens de nosso tempo, dispostos a correr vários riscos, na vida afetiva, no campo financeiro, em opções nem sempre construtivas ou em esportes radicais, mas temerosos em correr o risco da fé, em comprometer-se com o Deus que leva à vida.

Para os neófitos e para todos nós, que nos tornamos filhos e filhas de Deus pelo Batismo, fica a mensagem pascal do Cristo ressuscitado a quem, mais do que tocamos, recebemos como Alimento na Eucaristia, até o dia em que, como afirma o Apocalipse, vendo as chagas que o Senhor Glorioso conserva no céu, possamos também exclamar: “Meu Senhor e meu Deus!”

Fontes:
Folheto “A Missa”, 2º Domingo da Páscoa, 1º/05/11.
http://gabriellaroma.unblog.fr/2008/07/03/saint-thomas-apotre/?ubref=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