segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um Rei sobre a Cruz.

Sobre a trave vertical, Pôncio Pilatus mandara inscrever na Cruz do Senhor: “Este é o Rei dos judeus.” Para o governador romano, este seria o motivo da condenação do Nazareno, justificando assim uma sentença injusta, agradando ao mesmo tempo aos fariseus e aos romanos. No entanto, ele mesmo, lavando as mãos, poucas horas antes, havia declarado não encontrar motivo para a condenação de Jesus, a quem perguntara: “Tu és o rei dos judeus?” Ao ouvir a resposta, Pilatos retrucara com outra: “Então, tu és rei?” É bem verdade que os sumos sacerdotes haviam protestado contra tal inscrição que se tornaria célebre em todos os crucifixos ostentados desde então. Pilatos não volta atrás: “Aquilo que escrevi, está escrito.”
Diante da Cruz, não faltaram os que tentaram ridicularizar, transformando a inscrição em motivo de chacota: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo, desce da Cruz!”
Jesus, que já afirmara: “O Meu Reino não é deste mundo”, iria travar, como Soberano, a solene e definitiva batalha contra aquela que é a mais terrível inimiga do Homem. Não foge da luta: “mergulha de cabeça” transformando a cruz, símbolo de morte, em sinal de vitória; duelam o forte e o mais forte, é a vida que enfrenta e vence a morte.
Pela boca do centurião Longinus, Pilatos terá tomado conhecimento de quem era aquele Rei suspenso na Cruz: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus!” Mas será o bom ladrão que roubará a cena. Condenado com Ele, consciente de seus pecados, sussurra como numa prece: “Jesus, lembra-Te de mim quando entrares no Teu Reino.”
Nós cremos que Jesus retornará como Rei da Glória, e o Seu Reino não terá fim. No entanto, desde aquele momento, esse Reino já se encontra no meio de nós. Como o bom ladrão, todos nós, que carregamos nossas cruzes, podemos escutar no coração as palavras do Rei, que tem a Cruz como trono: “Em verdade vos digo, hoje mesmo estarás Comigo no Meu Reino.”

Fontes:
Folheto “A Missa”, 34º DTC, 21/11/10.

domingo, 7 de novembro de 2010

Alegrai-vos.


Na celebração de Todos os Santos, o Céu e a Terra se encontram. Da Ilha de Patmos, São João contempla a multidão incontável dos eleitos, vestida com vestes brancas. A eles nos unimos em espírito, ao redor do trono do Cordeiro, celebrando antecipadamente o louvor e a Eucaristia sem fim.

Também as Bem-Aventuranças se situam, ao mesmo tempo, no Céu e na Terra: bem-aventurados os que neste mundo são puros, mansos e humildes de coração, os que sofrem e são perseguidos, porque será grande a sua recompensa no Céu.
Ao proclamar felizes os que vivem toda espécie de dificuldades neste mundo, Jesus nos convida a dar graças antecipadamente por aquilo que haveremos de receber, na casa do Pai, convidando-nos à alegria.
As bem-aventuranças não são um estímulo a uma atitude fatalista, a cruzar os braços diante das dificuldades e injustiças perante situações que não procuramos e não desejamos, mas que muitas vezes ocorrem ao longo da vida. Ao contrário, elas são um convite a não ceder ao pessimismo derrotista, tornando-nos amargos e deprimidos, para que, mesmo diante de situações que muitas vezes parecem insolúveis, não percamos a esperança nem nos deixemos abater pela tristeza e pelo vazio sem sentido.
Numa expressão: tomar a cruz que a vida e as pessoas nos apresentam, assim como Jesus assumiu a Cruz que os homens Lhe colocaram sobre os ombros. A experiência da cruz, por mais pesada que seja, já se nos torna um “pré-anúncio”de uma bem-aventurança.
Alegrai-vos e exultai, é essa a esperança que não decepciona...
Deus já nos antecipa uma alegria inaudita e sem parâmetros: os sofrimentos presentes não têm proporção com a glória que há de vir.


Fontes:

Folheto “A Missa”, 32º DTC, 07/11/10.
http://multiplan.files.wordpress.com/2009/03/jesus_maria.jpg

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O viver é Cristo.

A comemoração de todos os fiéis defuntos o Dia de Finados, torna-se uma ocasião propícia para meditarmos sobre a dimensão pascal da morte cristã.
Não se trata de mera coincidência que a devoção popular reserve a segunda-feira como um dia em que se recorde, de modo particular, os nossos falecidos. Como sabemos, a cada domingo, a Igreja recorda a Páscoa semanal com a celebração do Dia do Senhor, de modo que celebramos semanalmente a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
Esta vitória, no entanto, não se limita a Cristo somente. Como primícias de todos os que adormeceram n’Ele, o Senhor nos precede. E, assim como pelo Batismo todos fomos sepultados na morte com Cristo, todos nós ressuscitaremos com Ele. Desse modo, o piedoso costume de recordar os falecidos no dia seguinte ao domingo, longe de ser uma superstição, deve expressar a certeza de que a ressurreição de Cristo já é a nossa vitória. Ele é a nossa Páscoa. Sabemos que, se com Cristo morremos, com Ele ressuscitaremos, como nos diz o apóstolo São Paulo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Foi o próprio Cristo quem nos disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que acreditar em Mim viverá eternamente.”
Após a Páscoa do Senhor, o grande dilema humano não mais será vida ou morte, mas viver e morrer com Cristo ou sem Ele. Pois, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor, nosso Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas e ninguém, nem a morte nem a vida, nos pode tirar de Suas mãos.
Por isso mesmo, hoje, que é o dia da saudade, é ao mesmo tempo dia da profunda esperança de um encontro que certamente virá, pois o Céu é o encontro de todos os que se amaram com Aquele que, “tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 31º DTC, 02/11/10.

O encontro com Zaqueu.

Jericó era uma cidade balneária, um verdadeiro oásis no meio do deserto, cidade antiga, onde pessoas abastadas descansavam, aproveitando um clima ameno e os frutos de uma terra generosa. Ali Jesus terá um encontro marcado com o cego Bartimeu que, tendo recuperado a visão, acompanha Jesus deserto afora rumo a Jerusalém.
Lá Jesus também vai Se encontrar com Zaqueu, decepcionando aqueles que preferiam que Ele fosse à sinagoga ou à casa de algum piedoso fariseu. Zaqueu é um homem corajoso; sendo de baixa estatura, toma a coragem de cair no ridículo. Temido por todos, porque o cobrador de impostos era odiado por toda a cidade, reconhecidamente era um “ladrão”. A atitude de subir numa árvore faz dele a chacota de toda a cidade. Com certeza não faltaram risos, sinais contra aquele homem que, temido e odiado, agora era objeto de escárnio público.
Zaqueu bem sabe de tudo isso. Mas só uma coisa lhe interessa: ele queria verdadeiramente ver Jesus. Mais do que vê-lo, terá a experiência de um encontro pessoal com o Senhor. Em sua casa, sentados à mesma mesa, Zaqueu tem sua vida transformada por uma profunda conversão. Promete devolver todos os bens que roubou e indenizar os injustiçados. Em contrapartida, recebe o grande dom do Senhor, pois a salvação entrou em sua casa.
Neste último domingo do mês das Missões, que o bom Deus possa entrar no coração de cada um de nós, possibilitando atitudes de autêntica conversão para com Deus e para com os irmãos.

Fontes:
Folheto “A Missa”, 31º DTC, 31/10/10.