domingo, 14 de setembro de 2008

O Batizado de Clarissa

"Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele."
Mt 3, 13
Domingo cedinho, Dona Graça chegou à casa da filha, Marisa, para ajudar com os últimos preparativos para o almoço festivo que aconteceria daí a poucas horas. Todos estavam apressados, Marisa terminava de fazer sua chapinha, Otávio, o marido, tentava desesperadamente acertar o nó da gravata - ele é professor de Educação Física, imagina, preso dentro de um terno e "enforcado" por uma gravata! Nandinha, a filha mais velha, corria pela casa toda, afinal, sabe como é, criança aos 4 anos não anda, corre.
A vovó Graça chegou e viu esse cenário. Parou, respirou fundo e pensou: "Meu Deus, tanta agitação por causa de um batizado!" Ela é paroquiana da igrejinha do bairro, trabalha justo na Pastoral do Batismo e sabe, melhor do que ninguém, que a data é especial. E justamente por isso não consegue entender tanta confusão.
Chegaram finalmente à igreja. "Tá vendo, Otávio? Você, arrumando o som da festa, acabou me atrasando toda! Chegamos atrasados no batizado! Que vergonha!", disse Marisa já sobressaltada, correndo igreja adentro. E Otávio resmungando, e Nandinha correndo, e a confusão continuava. E cadê os padrinhos?
Pois é. Luiz e Carmem só chegaram quase na hora de levarem a Clarissa para o altar, para ser batizada. Dona Graça estava a ponto de ter um ataque, pois ela nunca imaginou que na sua própria família algo semelhante pudesse acontecer. Ninguém prestou atenção ao que o padre falou, ninguém entendeu nada, todo mundo olhava para aquela família, com o ar incomodado.
Finalmente o batizado terminou. Os pais reclamavam, os padrinhos só falavam do quanto a cerimônia foi maçante... Chegaram à festa. O almoço estava ótimo, uma tremenda feijoada com tudo a que tinha direito. Tudo mesmo. De repente, vovó Graça pergunta para Nandinha: "Filhinha, você está gostando da festa?" Ao que a menina respondeu: "Mais ou menos, vó." "Mas por que, meu amor? Está cansada?" "Não, é que eu queria ter ficado mais lá naquele lugar bonito onde a gente foi de manhã. Eu gostei de ver aquele moço de branco jogando água na cabeça da Clarissa, queria que ele jogasse na minha também." Dona Graça respondeu: "Mas ele já fez isso com você, um dia, só que você era do tamanho da sua irmã, então você não se lembra." "É mesmo, vó? Tem foto?" "Tem, você quer ver?" "Quero!!!"
Dona Graça foi buscar o álbum do batizado da Nandinha. A garota ficou deslumbrada ao descobrir que o "moço de branco" também havia jogado "aquela água" na cabeça dela, um dia. "Vó, você me leva lá naquele lugar bonito de novo? Eu gostei de lá, achei legal aquele tapete vermelho..." A avó riu e prometeu à menina que a levaria à igreja um outro dia, sim. Nandinha perguntou se poderia levar Clarissa, porque agora que ela também tinha recebido a "água na cabeça", ela também deveria saber como aquele lugar era legal. Dona Graça riu de novo e respondeu que sim, levaria a Clarissinha. E ficou muito feliz em ver que alguém havia entendido o que se passara ali, naquela cerimônia.
Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ave Maria


Ave Maria


Ave Maria

Ceux qui souffrent viennent à toi

Toi qui as tant souffert
Tu comprends leurs misères
Et les partages
Marie courage

Ave Maria
Ave Maria

Ceux qui pleurent sont tes enfants
Toi qui donnas le tien
Pour laver les humains
De leurs souillures
Marie la pure

Ave Maria
Ave Maria

Ceux qui doutent sont dans la nuit
Maria
Éclaire leur chemin
Et prends-les par la main

Ave Maria
Ave Maria, Ave Maria
Amen


Paroles: Charles Aznavour. Musique: Georges Garvarentz 1978
© 1978 - Editions Djanik

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pensamentos de Martha Robin


Este artigo é um pouco diferente dos habituais. Apresento-lhe
Martha Robin, fundadora da Comunidade Foyer de Charité (Lar de Caridade), e alguns de seus pensamentos para nos iluminar e encorajar na caminhada diária. Para conhecê-la melhor, basta ir em:


http://www.therealpresence.org/eucharst/mir/portuguese_pdf/PORTU-robin.pdf


"Estar onde Deus nos quer, fazer o que Deus quer, a santidade consiste nisto."


"Os santos são seres que talvez tenham feito menos (*coisas boas) que muitos outros, mas eles as cumpriram perfeitamente o pouco que lhes era pedido, amando Deus com todas as suas forças."


"Ne cessons jamais d'aimer, engageons-nous humblement et par amour dans le sentier ardu mais glorieux de la perfection chrétienne." "Jamais cessemos de amar, engagemo-nos humildemente e por amor na árdua, porém gloriosa senda da perfeição cristã."


"Deixemos que Deus Se sirva de nós como que de instrumentos de Sua Palavra e de Sua vontade."


"Ah, realmente, não podemos deixar que o inimigo nos retire a única alegria que temos neste mundo, a de ver e sentir todos os bens que Deus nos faz..."


"Ele me fez entender que as pequenas coisas têm um valor infinito quando são feitas por amor e com pureza de coração."


"Estar com Deus ou trabalhar por Ele por amor, é a mesma coisa."


"Se não estivesse ocupado e preso por coisas alheias, nosso coração pertenceria, fácil e necessariamente, a Deus."


"Afaste de tuas lembranças e de tua imaginação tudo o que as preenche inútil e indevidamente, ponha teu Salvador e Mestre no lugar de teus pensamentos e sonhos, e Ele rapidamente terá reconquistado Seu lugar no teu coração."


"Nunca pensemos em Jesus como se Ele fosse um 'ausente'. Ele está em nós mais do que nós mesmos. Ele derrama Sua Vida divina na nossa vida."


"Eu 'jogo' com os projetos dos homens; Minha mão direita prepara milagres e Meu Nome será glorificado no mundo inteiro. Tanto mais a terra será hostil a tudo o que é sobrenatural, tanto mais Eu me satisfarei em quebrar o orgulho dos ímpios, fato que será tão admirável quanto extraordinário. No lugar do trono da besta serão colocados dois tronos gloriosos: o do Sagrado Coração de Jesus e o do Imaculado Coração de Maria.


Reconhecerão, então, que nem o poder humano, nem os demônios, nem o gênio da indústria porão fim à guerra, mas esta só terminará quando a reparação estiver consumada.


Tenha coragem! Pois o Reino de Deus se aproxima. Ele começará por algo tão repentino quanto (*maravilhosamente) inesperado."

(Profecia da Vinda Gloriosa, por ocasião de uma das visões que Martha teve.)


"Oh, Virgem Maria, faça com que eu seja a cada dia mais dócil, mais paciente, mais simples. Que me ignorem e que me esqueçam. Eu não peço que Deus faça coisas visíveis em mim, mas unicamente que eu seja uma criança humilde, doce e humilde de coração."


« De mon Dieu, je suis le calice : ma mission est de Le faire aimer en débordant d'amour, il faut donc que je saisisse toutes les occasions pour répandre lumière et vérité. »


"De meu Deus, eu sou o cálice: minha missão é fazê-Lo amar transbordando de Amor; é preciso, então, que eu aproveite todas as ocasiões para espalhar luz e verdade."


Marthe Robin

Rompendo em Fé



Quis colocar esta letra aqui pois ela é bastante significativa para mim. Me ajudou em vários momentos difíceis, através dela Deus me deu (e me dá!) muito ânimo para continuar sempre em frente...

domingo, 7 de setembro de 2008

O SACRAMENTO DO PERDÃO


Confissão - Reconciliação com a Igreja

Meu amado, minha amada:

Hoje, ao chegar para a Santa Missa dominical, peguei o folheto da Missa como sempre faço e dirigi-me aos bancos. Ajoelhei-me, conversei um "tantinho" com Deus, depois sentei-me. E peguei o folheto para dar uma olhada nas Leituras de hoje. Na primeira página, como de hábito, havia uma linda gravura, de acordo com a liturgia do domingo. Só que a de hoje me chamou muito a atenção. Não sei se você também reparou nela. Representava um fiel, ajoelhado no confessionário, do outro lado o sacerdote ouvindo-lhe a confissão e, um pouco acima dos dois, mas bem perto, Jesus, lindo, acolhedor, atento.

Então, lembrei-me das inúmeras vezes em que ouvi dizerem: "Eu não me confesso com padre, porque padre é homem como eu. Eu me confesso com Deus!" Que forte, não? Creio que todos os sacerdotes do mundo inteiro já ouviram isso ao menos umas cem vezes na vida. Mas por que será que tanta gente pensa assim? Talvez porque não saibam o que é o Sacramento do Perdão, da Reconciliação. E nós, eu e você, sabemos? Quando vamos nos confessar, será que temos a clara noção do que estamos fazendo naquele momento? Por que será que, às vezes, é tão difícil falar sobre este Sacramento de amor? Vejamos juntos, eu e você, o que o Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana tem a nos ensinar sobre o Sacramento da Reconciliação:

"Durante sua vida pública, Jesus não só perdoou os pecados, mas também manifestou o efeito desse perdão: reintegrou os pecadores perdoados na comunidade do povo de Deus, da qual o pecado os havia afastado ou até excluído. Um sinal evidente disso é o fato de Jesus admitir os pecadores à sua mesa e, mais ainda, de Ele mesmo sentar-se à sua mesa, gesto que exprime de modo estupendo ao mesmo tempo o perdão de Deus e o retomo ao seio do Povo de Deus.

Conferindo aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor também lhes dá a autoridade de reconciliar os pecadores com a Igreja. Esta dimensão eclesial de sua tarefa exprime-se principalmente na solene palavra de Cristo a Simão Pedro: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus' (Mt 16,19). 'O múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio do apóstolos, unido a seu chefe (cf. Mt 18,18; 28,16-20).'

As palavras ligar e desligar significam: aquele que excluirdes da vossa comunhão, será excluído da comunhão com Deus; aquele que receberdes de novo na vossa comunhão, Deus o acolherá também na sua. A reconciliação com a Igreja é inseparável da reconciliação com Deus.

Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores de sua Igreja, antes de tudo para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. É a eles que o sacramento da Penitência oferece uma nova possibilidade de converter-se e de recobrar a graça da justificação. Os Padres da Igreja apresentam este sacramento como 'a segunda tábua (de salvação) depois do naufrágio que é a perda da graça.'"

(CIC, 1443-1446)

Unidos em Cristo Jesus, sempre!

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com