sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dois Santos

Esta semana celebramos dois santos muito queridos, mãe e filho. Como eu sempre gosto de dizer, santos são nossos irmãos mais velhos que nos precederam no Céu. Estão lá intercendendo a Deus por nós. São exemplos de vida, de fé, coragem e de amor a Deus.

Estes dois, em particular, são exemplos também de que essa história que "fulano não tem jeito, nasceu assim, vai ser assim, não há quem o faça mudar" não deve existir para nós, que nos proclamamos cristãos. Nós também não devemos dizer: "Ah, não adianta rezar, nada muda!" Muda sim! Pode não ser em dois dias, mas se a gente tiver fé e não desistir de confiar em Deus, mesmo que demore vinte anos, a mudança acontece! Não acredita? Então vamos ver o que aconteceu com Mônica e seu filho Agostinho.


27 de agosto

Santa Mônica (332-388)
Mãe de Santo Agostinho

Numa época em que os deveres da jovem, da esposa e da mãe cristãs andam tão esquecidos, vale a pena evocarmos as virtudes desta admirável mulher. O que sabemos dela provém da melhor de todas as fontes, seu filho, Santo Agostinho.

Mônica nasceu em Tagaste (atual Argélia), na África, no ano de 332. Graças aos cuidados de seus pais cristãos, ela tornou-se uma criança pura e piedosa, sob a severa vigilância de uma antiga e devotada preceptora.

Ainda pequena, ela amava ir à igreja para orar, procurando a solidão e o recolhimento; às vezes ela chegava mesmo a se levantar durante a noite para recitar orações. Seu coração se abria ao amor pelos pobres e doentes, a quem ela visitava e cuidava, levando para eles o que sobrava das refeições familiares. Ela lavava os pés dos pobres e dos viajantes. Toda a sua pessoa refletia a modéstia, a doçura e a paz. Por todas estas graças e virtudes, poder-se-ia prever que Deus destinava Mônica a grandes feitos.

Deus, cujos caminhos são misteriosos, permitiu todavia que ela fosse dada em casamento, aos vinte e dois anos, a um homem de família nobre, porém pagão, violento, brutal e libertino, com quase o dobro da idade de Mônica, que a fez sofrer muito, assim como o fez sua sogra. Seu marido se aborrecia com suas orações. Muitas mulheres de Tagaste tinham problemas em casa e Mônica, com sua doçura e paciência, era um exemplo para elas. O casal teve três filhos: Agostinho, Navigius e Perpétua. Nenhum deles foi batizado enquanto pequeno. Agostinho lhe dava muitos problemas e foi mandado para Madaura para estudar.

Nesta difícil situação, Mônica foi um modelo de paciência e de doçura; sem jamais se queixar, ela derramava secretamente as lágrimas amargas onde sua virtude se derramava. Foi por estes belos exemplos que ela conquistou o coração de Patrício, seu marido, que se converteu e teve uma morte cristã.

Mônica, após ficar viúva, alçou novo vôo na direção de Deus. Durante mais de vinte anos ela combateu os excessos cometidos por Agostinho através da oração, sem jamais perder a coragem e a esperança. Agostinho foi seguir seus estudos em Cartago, onde aderiu à seita dos maniqueus.

De volta em casa, Agostinho levanta proposições heréticas afligindo o coração de sua mãe. Santa Mônica vai se aconselhar com um bispo, que a ajuda a perceber que o tempo da conversão de Agostinho ainda não tinha chegado. Ele lhe diz: "Coragem, é impossível que o filho de tantas lágrimas pereça!" De fato, Deus, a recompensou mesma além dos seus desejos, fazendo de Agostinho, por um milagre da graça, uma das maiores luzes da Igreja e um de seus maiores santos.

Antes disso acontecer, porém, Agostinho viaja escondido para Roma e sua mãe o segue. Quando ela chega, ele já tinha partido para Milão e ela continua em seu percalço; lá chegando, ela conhece o bispo de Milão, Santo Ambrósio, que contribui para a conversão de Santo Agostinho em 386. Agostinho é batizado no ano seguinte, na igreja de São João Batista, em Milão. Ainda em 387 resolvem voltar à África, mas Mônica, aos cinqüenta e seis anos, morre na viagem, em Óstia, perto de Roma, onde é enterrada. Agostinho chorou durante muito tempo esta mãe do seu corpo e da sua alma.

Santa Mônica fica como esquecida durante anos até que, no século XIII, seu culto começa a se espalhar e, no calendário da Igreja, foi marcado o dia 4 de maio, véspera da conversão de seu filho, para se realizarem festas em sua homenagem. Em 1430, o Papa Martinho V ordenou que suas relíquias fossem transportadas para a igreja de Santo Agostinho, em Roma e muitos milagres aconteceram no caminho, consolidando o culto da santa. O arcebispo de Rouen, Cardeal d'Estouteville, construiu uma igreja em Roma em honra a Santo Agostinho e depositou as relíquias de Santa Mônica numa capela à esquerda do altar principal. O Ofício de Santa Mônica só entrou no Breviário Romano no século XVI.

Em 1850 foi criada na Notre Dame de Sion, em Paris, uma associação de mães cristãs com o patronato de Santa Mônica, com o objetivo de fazer orações mútuas por maridos e filhos. Esta associação foi elevada a arquiconfraria em 1856 e se espalhou rapidamente pelo mundo católico, com filiais em Dublin, Londres, Liverpool, Sidney e Buenos Aires. Santa Mônica é a padroeira de todas as mães cristãs.


28 de agosto

Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona, Pai e Doutor da Igreja

Santo Agostinho é um dos maiores gênios que já surgiram sobre a terra e um dos maiores santos com os quais Deus ornou a Sua Igreja. Monge, pontífice, orador, escritor, filósofo, teólogo, intérprete das Sagradas Escrituras, homem de oração e de zêlo, ele é uma das figuras mais completas que se possa imaginar. O que é mais admirável é que Deus tirou este homem extraordinário da mais profunda lama do vício para elevá-lo quase tão alto quanto um ser humano possa chegar; pode-se dizer a seu respeito: "Deus é admirável nos Seus Santos!"

Agostinho nasceu em Tagaste, na África, no ano 354 e, se ele recebeu da parte de sua mãe, Mônica, as lições e os exemplos da virtude, ele recebeu, por outro lado, os mais deploráveis exemplos da parte de um pai infeliz, que se converteu somente no momento da morte. À história do coração desregrado do jovem e brilhante estudante junta-se a história dos estranhos desvios de seu espírito; mas enfim, graças a trinta anos de lágrimas derramadas por sua mãe, Deus fez explodir invencivelmente aos olhos de Agostinho os explendores da verdade e as belezas únicas e verdadeiras da virtude. Agostinho, então, se ofereceu todo a Deus: "O filhos de tantas lágrimas não pode morrer!", havia dito um venerável padre à mãe desolada. Palavra profética, que guarda grandes ensinamentos para os ínúmeros Agostinhos e Mônicas modernos.

Foi em Milão, sob a influência de Ambrósio, que Agostinho caiu em si. A voz do Céu falou-lhe novamente na África onde, num retiro laborioso e calmo, com alguns amigos convertidos a Deus juntamente com ele, Agostinho se preparou para tudo o que Deus havia lhe reservado.

Agostinho aceitou em meio a lágrimas a Diocese de Hipona, pois seu pecado estava sempre ante seus olhos, e a humildade era a grande virtude da sua vida nova. Ele foi o martelo de todas as heresias de seu tempo; suas inúmeras obras são um dos mais explêndidos monumentos da inteligência humana esclarecida pela fé, e elas permanecem como a fonte obrigatória de todos os estudos teológicos e filosóficos.

Se os escritos de Agostinho são admiráveis pela sua ciência, eles não são menos admiráveis pelo sopro da caridade que os anima; nenhum coração foi mais terno que o seu, ninguém mais compassivo para com o sofrimento dos outros nem mais sensível aos desastres da pátria; ninguém foi mais tocado pelos interesses de Deus, da Igreja e das almas. Ele passou seus dez últimos dias de vida sozinho com Deus, no mais absoluto silêncio, aproveitando antecipadamente as delícias da eternidade bem-aventurada.


Tradução:

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:

Abade L. Jaud, "Vida dos Santos para todos os dias do ano", Tours, Mame, 1950

http://www.evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11592&fd=0

http://www.paideamor.com.br/santos/santa_monica.htm

http://www.levangileauquotidien.org/www/popup-saints.php?language=FR&id=6244&fd=0

Campanha Daniel de Jejum e Oração - 2008

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - RTS

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum


21º. dia – Ore com Sofonias 3, 14-20 e glorifique o Senhor que fala a você como falou um dia a Jerusalém: a sentença que havia contra ti foi revogada! Profetize que não se conhecerá mais a desgraça em sua casa e que
um tempo de graça e bênção está começando! Aleluia!

"Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém! O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça. Naquele dia, dir-se-á em Jerusalém: 'Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços! O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti. Exterminarei, naquele dia, todos os teus opressores. Salvarei os coxos, recolherei os dispersos, farei deles um objeto de louvor, e de sua vergonha uma glória para toda a terra, no tempo em que eu vos reconduzir, no tempo em que vos recolher, porque farei de vós um objeto de glória e de louvor entre todos os povos da terra, quando eu tiver realizado a vossa restauração sob os vossos olhos', diz o Senhor."

20º. dia – Ore com Miquéias 7, 18-20 e glorifique o Senhor que lhe quer tanto bem. Receba o perdão do coração de Deus e agarre um novo tempo em sua vida.

"Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia? Uma vez mais, tende piedade de nós! Esquecei as nossas faltas e jogai nossos pecados nas profundezas do mar! Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos!"

19º. dia – Ore com Joel 3, 1-5 e glorifique o Senhor que nos sustenta como resto fiel em tempos de tanta perdição. Profetize um grandioso derramamento do Espírito Santo sobre jovens e idosos e sobre toda a terra.

"Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas. Farei aparecer prodígios no céu e na terra, sangue, fogo e turbilhões de fumo. O sol converter-se-á em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor. Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse, e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado."

18º. dia – Ore com Joel 2, 21-27 e glorifique o Senhor que age em nosso favor. Profetize um recomeço abençoado em sua vida.

"Não temas, terra, estremece de alegria e de júbilo, porque o Senhor fez grandes coisas. Não temais, animais dos campos, porque as pastagens do deserto reverdecerão, as árvores darão seu fruto, a figueira e a vinha produzirão abundantemente. Alegrai-vos, filhos de Sião, e rejubilai no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dá as chuvas do outono no tempo oportuno, e faz cair chuvas copiosas sobre vós, as chuvas do outono e da primavera, como dantes. As eiras se encherão de trigo, os lagares transbordarão de vinho e de óleo novo. Restituir-vos-ei as colheitas devoradas pelo gafanhoto, pelo roedor, pelo devastador e pela lagarta, (esse) meu poderoso exército que mandei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que fez maravilhas em vosso favor; e jamais meu povo será confundido. Sabereis então que estou no meio de Israel, que sou o Senhor, vosso Deus, e que não há outro. E jamais meu povo será confundido."


Fontes:

http://www.riodedeus.com/daniel.pdf http://www.bibliacatolica.com.br

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - RTS

Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum



17º. dia – Ore com Joel 2, 12-17 e glorifique o Senhor que dá a chance da mudança de vida. Declare diante de
Deus o seu arrependimento e o desejo de obedecê-lo.

"Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige. Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembléia, reuni o povo; santificai a assembléia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial.Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?"


16º. dia – Ore com Ezequiel 37, 1-14 e glorifique o nosso Deus que é capaz de restituir a vida e a esperança.
Profetize sobre os ossos secos de sua vida e creia no poder de Deus.

"A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. Disse-me o Senhor: 'Filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida?' 'Senhor Javé, respondi, só vós o sabeis.' Ele disse-me então: 'Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhes-ás tu, escutai a palavra do Senhor: Eis o que vos declara o Senhor Javé: vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver. Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor.'

Profetizei, pois, assim como tinha recebido ordem. No momento em que comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos se vinham unir aos outros. Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia, não tinham espírito. 'Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam.'

Proferi o oráculo que ele me havia ditado e, daí a pouco, o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército. Então, o Senhor me disse: 'Filho do homem, esses ossos são toda a raça dos israelitas. Eles dizem: nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta; estamos perdidos! Por isso, dirige-lhes o seguinte oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ó meu povo, vou abrir os vossos túmulos; eu vos farei sair deles para vos transportar à terra de Israel. Sabereis então que eu é que sou o Senhor, ó meu povo, quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer sair deles, quando eu meter em vós o meu espírito para vos fazer voltar à vida e quando vos hei de restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor, que o disse e o executei' - oráculo do Senhor."


15º. dia – Ore com Ezequiel 36, 24-28 e glorifique o Senhor que nos promete um coração novo. Profetize um novo e transformador derramar do Espírito Santo sobre sua vida.

"Eu vos retirarei do meio das nações, eu vos reunirei de todos os lugares, e vos conduzirei ao vosso solo. Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos. Habitareis a terra de que fiz presente a vossos pais; sereis meu povo, e serei vosso Deus."


14º. dia – Ore com Jeremias 17, 7-8 e glorifique o Senhor que jamais falha com quem confia nele. Profetize que sua vida vai frutificar na presença do Senhor.

"Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos."


13º. dia – Ore com Jeremias 1, 4-8 e glorifique o Senhor que tem para você um plano maravilhoso desde o
ventre de sua mãe. Profetize que os propósitos de Deus vão se cumprir em sua vida.

"Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança. Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor."


Fontes:

http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Oração de Santo Agostinho pelo repouso da alma de sua mãe, Santa Mônica


"Ó meu Deus, eu não cesso de chorar em Vossa presença por aquela que Vos serviu tão fielmente, por aquela que, após ter me portado em seu seio para me fazer nascer à luz passageira deste mundo, me carregou depois em seu coração, a fim de me fazer renascer à Vossa luz eterna.

Ó Deus do meu coração, Deus de misericórdia, qualquer assunto que eu tenha para me alegrar em Vós, e a vontade de Vos render graças por todo o bem que minha mãe fez durante sua vida, tudo isso eu quero pôr à parte, neste momento, assim como todas as suas boas obras, e eu venho Vos implorar o perdão para os seus pecados.

Atendei-me, eu Vos imploro, pelos méritos d'Aquele que foi pregado por nós a uma Cruz, e que, agora, sentado à Vossa direita, não cessa de interceder por nós.

Eu sei que a Vossa serva praticou obras de misericórdia, e que ela perdoou do fundo do seu coração àqueles que a ofenderam; perdoai-lhe, então, meu Deus, as faltas que ela possa ter cometido contra Vós durante todo o tempo que se passou do seu batismo até a sua morte. Perdoai-lhe, Senhor, eu Vo-lo suplico; que Vossa misericórdia a conduza sob a Vossa justiça, pois Vós sois fiel às Vossas promessas, e Vós prometestes a misericórdia àqueles que tiverem sido misericordiosos.

Eu creio que Vós já fizestes por minha mãe aquilo que eu Vos peço; todavia, Senhor, possam ser agradáveis aos Vossos olhos as orações que eu Vos ofereço. Ela mesma nos pediu para orarmos a Vós (por ela), e que nos lembremos dela no altar do Senhor.

Não Vos esqueçais, meu Deus, que aquela por quem eu oro a Vós, uniu fortemente sua alma, pelos laços de uma fé inquebrantável, a este admirável mistério da nossa Redenção. Que nada possa tirá-la da proteção de seu Deus! Que o inimigo não consiga, nem pela astúcia, nem pela força, separá-la de Vós; que sua alma repousena Paz eterna. Amém."

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Uma dura subida pela escadaria, ou pegar "o Elevador"?

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face (Santa Teresinha)

Meu amado, minha amada:

Hoje vamos fazer uma visita a Santa Teresinha. Muita gente é devota desta querida santa, realmente sua imagem inspira uma doçura muito grande, são muitos os milagres de Deus concedidos por intercessão dela. Porém, muitos não conhecem os escritos desta Doutora da Igreja. Mas... Quem são os Doutores da Igreja? São certos homens e mulheres reverenciados pela Igreja pelo especial valor dos seus escritos, pregações e a santidade de suas vidas. Cada um deles deu uma contribuição especial e muito valiosa à fé, ao entendimento dos evangelhos, da doutrina e de Jesus. Incrível, não? Uma irmãzinha do interior da França, proclamada Doutora da Igreja, ao lado de Santo Agostinho, São Bernardo, São Tomás de Aquino, Santa Teresa d’Ávilla, Santo Afonso Maria Liguori e tantos outros... Falando sobre elevador???

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face depositou toda a sua confiança em Deus. Este é um caminho bem curto (para se alcançar a felicidade, a santidade, o Céu – N.T.). Ao invés de nós nos santificarmos, deixamos que Deus faça “o trabalho pesado”. Ele o fará se nós dermos o primeiro passo e se nós fizermos a nossa parte. Em seguida, esperemos tudo de Deus, convencidos de que, sozinhos, não podemos chegar a lugar algum. A partir do momento em que sabemos que é Deus quem realizará a obra, tudo se torna mais fácil. Não temos mais medo de desejar chegar às alturas, pois é Deus quem nos erguerá. Deus é o “elevador” do qual nos fala Santa Teresa:

“Meu desejo, escreve Teresa, sempre foi o de me tornar santa; mas ora! Eu sempre constatei, quando me comparava aos Santos, que existe entre eles e eu a mesma diferença que nós vemos, na natureza, entre uma montanha cujo pico se perde entre as nuvens e o grão de areia obscuro, pisado pelos pés dos transeuntes.

Ao invés de me desencorajar, eu disse a mim mesma: o bom Deus não saberia inspirar desejos irrealizáveis; pude, então, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade. Engrandecer-me, impossível! Eu devo me suportar assim como sou, com minhas inúmeras imperfeições; mas eu quero procurar o meio de ir para o Céu por uma pequena via bem certinha, bem curta, uma pequena via novinha. Estamos num sáculo de invenções; agora, não vale mais a pena subir os degraus de uma escada; nas casas dos ricos, um elevador a substitui espetacularmente. Eu queria também encontrar um elevador para me levar até Jesus, pois eu sou muito pequena para subir a enorme escada da perfeição.

Então, eu pedi às Sagradas Escrituras a indicação deste 'elevador', objeto do meu desejo; e eu li estas palavras saídas da boca da eterna Sabedoria: 'Quem for simples apresente-se!' (Pr 9, 4a). Então, aproximei-me de Deus, adivinhando que eu havia descoberto o que procurava. Querendo saber o que Ele faria ao 'simples', eu continuei com minhas pesquisas, e eis o que eu encontrei: 'Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço.' (Is 66, 13 e 12).

Ah! Nunca antes palavras mais ternas, mais melodiosas haviam alegrado minha alma. O elevador que deve me levar até Vós são Vossos braços, ó Jesus! Para isso, eu não preciso engrandecer-me, é preciso, ao contrário, que eu permaneça pequena, que eu o seja cada vez mais. Ó meu Deus! Vós ultrapassastes minhas expectativas, e eu, eu quero cantar as Vossas misericórdias!" (História de uma Alma, 1937, cap. IX, p. 153-154).


Fontes:


http://www.magnificat.ca/fran/theresedonduciel.htm

http://www.bibliacatolica.com.br

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - RTS

Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum


12º. dia – Ore com Isaías 61, 10-11 e glorifique o Senhor que é fiel. Profetize que a justiça de Deus vai prevalecer em sua vida.

"Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.

Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações."


Fontes:

http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/61.php

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - RTS

Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum


11º. dia – Ore com Isaías 61, 1-9 e glorifique o Senhor que o enche com o Espírito Santo. Profetize que as vestes de luto vão ser trocadas por adornos de alegria em sua vida.

"O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;

proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos,

dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória.

Reconstruirão as ruínas antigas, reerguerão as relíquias do passado, restaurarão as cidades destruídas, repararão as devastações seculares;

virão estrangeiros apascentar vosso gado miúdo, gente de fora vos servirá de lavradores e vinhateiros;

a vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor, de ministros de nosso Deus sereis qualificados. Vós vos alimentareis com as riquezas das nações, e brilhareis com sua opulência.

Já que tiveram parte dupla de vergonha e tiveram como quinhão opróbrios e escarros, receberão em sua terra parte dupla de herança, e a alegria deles será eterna.

Porque eu, o Senhor, amo a eqüidade, e detesto o fruto da rapina; por isso vou dar-lhes fielmente sua recompensa, e concluir com eles uma aliança eterna.

Sua raça tornar-se-á célebre entre as nações, e sua descendência entre os povos: todos, vendo-os, reconhecerão que são a abençoada raça do Senhor."


Fontes:

http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/61.php


10º. dia – Ore com Isaías 55, 1-13 e glorifique o Senhor que alimenta a nossa alma. Profetize que os desertos de sua vida florescerão diante do Senhor.

"Todos vós, que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento. Vinde comprar trigo sem dinheiro, vinho e leite sem pagar!

Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta, e o produto de vosso trabalho naquilo que não sacia? Se me ouvis, comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias.

Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi.

Farei de ti um testemunho para os povos, um condutor soberano das nações;

conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua glória.

Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.

Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente.

Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor;

mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.

Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,

assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.

Sim, partireis com júbilo, e sereis reconduzidos em paz; montanhas e colinas aclamar-vos-ão, e todas as árvores do campo vos aplaudirão.

Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, em lugar da urtiga, crescerá a murta; isso será para o renome do Senhor, um título para sempre imperecível."


Fontes:

http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/55.php


9º. dia – Ore com Isaías 49, 14-18 e glorifique o Senhor que o ama com amor maior que o de uma mãe. Profetize que a reconstrução de sua vida está começando.

"Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me.

Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.

Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.

Acorrem já aqueles que vão reconstruir-te, enquanto teus destruidores e devastadores fogem.

Lança o olhar à volta e vê: reúnem-se todos e vêm a ti. Por minha vida, diz o Senhor, de gala te revestirás, como uma noiva te cingirás."


Fontes:


http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/49.php

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - RTS

Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum


8º. dia – Ore com Isaías 45, 2-3 e glorifique o Senhor que arrebenta as cadeias do maligno. Profetize que graças ainda escondidas serão descobertas em sua vida.

"Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro.

Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel."


Fontes:


http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/45.php



"Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6)." (Mt 9, 13a)


Meu amado, minha amada:

Convido você a fazer agora uma pausa no meio do turbilhão que é o seu dia-a-dia. O meu também é, atualmente ninguém escapa a esta realidade. Por menos que queiramos, sempre sucumbimos à pressa imposta pelo cronômetro que é o nosso relógio, nos avisando que agora é hora de preparar o almoço, daí a pouco já estará na hora de ir levar as crianças ao colégio, depois precisaremos pegar um ônibus correndo para resolver aquele "abacaxi" que surgiu no escritório e por aí vai. Quando nos damos conta, sejam quais forem nossas milhares de tarefas, o dia já acabou, não tivemos nem tempo de pensar, que dirá de rezar, não é?

Uma vez, escutei um sacerdote dizer o seguinte: o inimigo de Deus age de uma forma muito sutil nos tempos atuais. Nem nos damos conta de que é ele agindo para nos afastar de Deus e de nós mesmos. Esse constante aumento da carga horária de trabalho, o fato de muitas vezes levarmos trabalho para terminar em casa, sermos convocados no meio do nosso descanso para uma reunião de última hora... E quando dizemos "tenho hora para chegar, mas não tenho hora para sair"? É, meu irmão, minha irmã, a gente não sente, pensa que é "o dever que nos chama", mas vamos prestar atenção: não parece que há alguém querendo nos afastar da nossa vida? Acabamos viciados em trabalho. Nossa vida se resume ao trabalho, nossas conversas se resumem ao trabalho. Começamos a ser dominados pelo que deveria enobrecer a nossa vida. E quando somos dominados, acabamos empobrecidos das coisas fundamentais que regem a vida do ser humano: amor, paz, tranqüilidade, saúde e, sobretudo, liberdade.

Com isso, viver a nossa vida acaba se tornando um imenso sacrifício. É verdade! Eu já passei por isso! É terrível olhar para os lados e perceber que não se está conseguindo mais viver. Só trabalhar. Ou só estudar. Ou seja lá o que for, não importa. O grande problema não é trabalhar ou estudar muito. O grande problema é que, nesses momentos, abrimos brechas para que o inimigo entre na nossa vida nos fazendo mil ofertas tentadoras, como: ser o(a) melhor a qualquer preço, ganhar dinheiro muitas vezes de formas duvidosas, passar obrigatoriamente em primeiro lugar (não importa o valor) etc. E Deus, onde fica nisso tudo?

Deus é a Misericórdia. Ele se encarnou em Jesus Cristo com o objetivo de nos amar até o fim e de nos resgatar para Si, definitivamente. Ele quer que trabalhemos, que estudemos, que passemos em concursos, que sejamos bem-sucedidos, sim, mas Ele quer também que nós nos lembremos de que, se conseguimos conquistar tudo isso, nós, que cremos n'Ele, não devemos nos deixar levar pela tentação de achar que não temos tempo de estar com nosso Deus em meio à nossa agitação diária. Lembremo-nos de que São José trabalhava o dia inteiro na humilde carpintaria. E Jesus estava lá com ele. O tempo inteiro.

Gisele Pimentel

domingo, 17 de agosto de 2008

17 de agosto 2008 - Solenidade da Assunção da Virgem Maria



Neste dia em que comemoramos a Assunção de Maria aos Céus, trago para você um texto do Padre Marcel Domergue, jesuíta francês, a respeito do significado deste dogma. Muitas pessoas se dizem contrárias à religião católica exatamente por causa dos dogmas, porque acham muito difícil de acreditar no que eles representam. Mas nem se dão ao trabalho de tentar entender o que vem a ser o dogma. E nós? Será que nós sabemos o que significa esta palavra de origem grega? Para entendermos a real importância do dogma da Assunção de Maria, precisamos entender o que é um dogma de fé.

Os dogmas são as verdades da nossa fé, ou seja, tudo aquilo em que nós, católicos, acreditamos e professamos como verdade revelada por Deus.

Na base de tudo está a nossa crença em que Cristo fundou a sua Igreja sobre Pedro e seus sucessores, e a ela confiou a missão de transmitir fielmente seus ensinamentos, prometendo-lhe sua assistência infalível (por meio do Espírito Santo) até o fim dos tempos (Mt 16,17-19; 28,19-20). Por isso dizemos no Credo: “Creio na santa Igreja Católica”. Isso é um dogma, ou seja, uma verdade de fé que não pode ser questionada. Quem não aceita a autoridade divina da Igreja, não pode considerar-se autenticamente católico.

Agora sim, podemos seguir adiante na meditação desta realidade maravilhosa da vida de Maria Santíssima.

Onde está Cristo, lá também está Maria

O dogma da Assunção não tem qualquer raiz escritural comprovada. Ele é fruto de uma dedução: se Jesus vive na glória do Pai, Maria, cuja carne é a mesma de Jesus, também deve estar lá. Onde está o Cristo, lá também deve estar a sua Mãe. Lógico, não se trata de uma localização geográfica: a "glória", morada de Deus, está muito além do universo, preenchendo-o "como o relâmpago que sai do Oriente e ilumina até o Ocidente" (Mateus 24, 27).

Outra coisa: "assunção" não significa que Maria foi levada viva aos Céus como Elias numa carruagem de fogo; isto significa que ela foi totalmente assumida por Deus, em corpo e espírito. É por isso que hoje nós lemos o trecho de I Coríntios 15, 20-27, texto que não trata de um "elogio à morte", mas sim da ressurreição. Poderia o itinerário de Maria não ser conforme o de Jesus, que precisou passar pela morte? Na Idade Média, para não pronunciar a palavra "morte", dizia-se "o sono" do adormecimento (dormição) de Maria. Pudor discutível!

Em todo caso, essa assunção de Maria feita por Deus encerra e recapitula tudo o que ela viveu. A Assunção não é um tipo de crença suplementar, um detalhe que vem se juntar a outros. Através deste "dogma", nós podemos encontrar tudo o que concerne a Maria e também à nossa própria jornada.

Maria é, com efeito, a figura exemplar do itinerário de todo homem e da humanidade como um todo. Não somos o Corpo do Cristo, uma só carne com Ele, inseparáveis nos momentos ruins e nos bons? Não somos, como Maria, esta morada de Deus que prefigura a Arca da Aliança (Josué 3, 7-10)? Para permanecer no percurso de Maria, as palavras ditas na Anunciação, "cheia de graça, o Senhor é contigo", falam já da comunhão total com Deus que significa a Assunção. Pode-se reler todas as histórias da infância de Jesus tendo a Assunção como "intérprete". Aliás, ao longo da vida, em tudo é o final que nos ajuda a compreender o começo.

Em Maria está a nossa humanidade, a Humanidade inteira, que atinge o objetivo para o qual ela foi criada. O fim almejado que engloba todos os gestos e todos os passos do percurso. Se nós lemos hoje o Magnificat, é porque este cântico do começo (Anunciação), situado antes mesmo do nascimento do Cristo, adquire todo o seu sentido no final (Assunção).

Padre Marcel Domergue, jesuíta, redator do site francês Croire aujourd'hui (Crer hoje).




Tradução:

Gisele Pimentel

gisele.pimentel@gmail.com


Fontes:

www.comunidadebeatitudes.com/atualiza/internas/margaridadogmas.htm

www.croire.com/article/index.jsp?docId=538270&rubId=232

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – RTS


Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum



7º. dia – Ore com Isaías 44, 1-8 e glorifique o Senhor que o criou e sonhou maravilhas para você. Profetize a bênção de Deus sobre sua posteridade e toda a sua casa.


“Agora escuta, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi. Eis o que diz o Senhor que te criou, que te formou desde o seio materno e te socorreu: nada temas, Jacó, meu servo, meu Israel, a quem escolhi!


Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos. Crescerão como a vegetação irrigada, como os álamos à beira dos arroios. Um dirá: Eu sou do Senhor, outro reclamará para si o nome de Jacó, um terceiro escreverá na sua mão: Ao Senhor, e receberá o cognome de Israel.


Eis o que diz o Senhor, o rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e o último, não há outro Deus afora eu. Quem é igual a mim? Que venha sustentar suas pretensões! Que prove e pleiteie contra mim! Quem anunciou o futuro, desde a origem? Que nos predigam o que deve ainda acontecer! Não tenhais medo então, e não tremais! Não vos tenho esclarecido desde há muito tempo? Vós sois minhas testemunhas: existe outro Deus a não ser eu? Haverá outro rochedo além de mim?”



Fontes:


http://www.riodedeus.com/daniel.pdf


http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/44.php

CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO

Rio de Deus – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – RTS


Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum



6º. dia – Ore com Isaías 43, 16-21 e glorifique o Senhor que abre caminhos no meio do mar. Profetize que coisas novas de Deus virão sobre sua vida.


Eis o que diz o Senhor que abriu uma passagem através do mar, um caminho em meio às ondas,


que pôs em campo carros e cavalos, a tropa de soldados e chefes: eles caíram então para nunca mais se levantar; Extinguiram-se como um pavio de vela.


Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas,


porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo

deserto, e fazer correr arroios pela estepe.


Dar-me-ão glória os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, pois terei feito jorrar água no deserto, e correr arroios na estepe, para saciar a sede de meu povo, meu eleito;


o povo, que formei para mim, contará meus feitos.”



Fontes:


http://www.riodedeus.com/daniel.pdf

http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/43.php